Conhece o macOS Catalina, a nova versão do SO da Apple

Carlos Oliveira
Comentar

Como seria de esperar, a WWDC foi palco para a apresentação do novo macOS Catalina. Esta é a versão 10.15 do sistema operativo para computadores da Apple, que chegará gratuitamente aos equipamentos compatíveis no outono.

Uma das principais novidades do macOS Catalina é uma maior proximidade com o iPad. Há muito que a tecnológica americana tem vindo a prometer novidades nesse campo e eis que hoje elas chegaram finalmente.

Programadores já podem trazer as suas apps do iPad para o macOS

Até agora conhecido como projeto Marzipan, este permitirá aos programadores transporem as suas aplicações para os computadores da Apple. Uma das primeiras novidades ao abrigo deste novo programa é a chegada da aplicação oficial do Twitter ao macOS.

Em boa verdade, temos uma transposição da aplicação do Twitter para iOS para o novo macOS Catalina. Assim, o sistema operativo para computadores da Apple passa a contar com uma aplicação oficial desta rede social. A tecnológica americana irá ainda encorajar mais programadores a fazerem o mesmo com as suas apps.

iPad pode agora funcionar com ecrã secundário do teu computador

Com a introdução da funcionalidade Sidecar, passará a ser possível usar um iPad como ecrã secundário do teu Mac. Assim, deixa de ser necessário recorrer a aplicações terceiras para poder usufruir desta possibilidade.

Sidecar
O teu iPad a funcionar como ecrã secundário do teu Mac

Para designers e semelhantes, a Sidecar permite ainda usar um iPad como plataforma de desenho. Para tal, poderás usar a Apple Pencil para que o processo de criação seja tão fluído quanto possível. Esta funcionalidade suporta programas como Final Cut Pro X, Adobe Illustrator e iWork.

Agora podes controlar o teu equipamento Apple com comandos de voz

Outras das novidades do evento de hoje é a introdução de comandos de voz no macOS e no iOS. Denominado de "Voice Control", apenas necessitarás de um simples comando de voz para executar várias ações nos teus equipamentos.

Estas são algumas das possibilidades do "Voice Control":

  • Edição de texto
  • Abrir aplicações ou ficheiros
  • Navegar pela interface
  • Selecionar itens
  • Partilhar fotografias

Aplicações também sofrem alterações com o macOS Catalina

Tal vinha sendo especulado, o iTunes termina a sua existência com o macOS Catalina. A partir de agora, os utilizadores deste sistema operativo passam a ter ao seu dispor as aplicações Música, Podcasts e TV. A sincronização com equipamentos iOS passará agora para a alçada do Finder.

Aplicações novas
As três aplicações que substituem o iTunes

A Apple decidiu ainda juntar duas das outras aplicações: "Find My Device" e "Find My Friends". Assim nasce "Find My", que te permitirá localizar equipamentos através de Bluetooth.

A função Screen Time chega também ao macOS. Tal como acontece no iOS, esta funcionalidade permitir-te-á saber quanto tempo passas com o teu computador. Para além disso, poderás agora ver os teus tempos de utilização de todos os teus dispositivos Apple.

Estas foram as principais novidades da Apple para o seu sistema operativo para computadores. O novo macOS Catalina chegará aos utilizadores Mac algures no outono deste ano.

Comentar
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tendo já passado por várias casas, a 4gnews é aquela que me segura desde 2015. Com um desejo insaciável de me manter atualizado tecnologicamente, a partilha desse conhecimento é apenas o seguimento natural das coisas.