Num mercado extremamente competitivo como o das telecomunicações, em que os preços são muitas vezes semelhantes entre todos os operadores - ou pouco diferem uns dos outros -, a qualidade do serviço e a reputação podem fazer toda a diferença.
Se estás a pensar subscrever um serviço de TV e acesso à Net a partir de casa, ou simplesmente queres mudar de operador, olhar para a reputação que essas empresas têm no mercado português pode ajudar a escolher.
O 4gnews foi espreitar o Portal da Queixa – uma das principais plataformas online de consumidores em Portugal – e analisou o ranking que este site mantém atualizado para classificar a qualidade dos serviços das Operadoras de TV, Net e Telefone fixo.
NOS e MEO dão o exemplo
A lista que te mostramos a seguir inclui os seis operadores com presença atual no mercado português, organizados por ordem decrescente de reputação.
O ranking do Portal da Queixa é elaborado com base num índice de satisfação dos últimos 12 meses, a partir da análise de cinco fatores associados às reclamações recebidas sobre cada operador: taxa de resposta, tempo médio de resposta, taxa de solução, média das avaliações e taxa de retenção de clientes.
NOS - A NOS é a operadora com melhor reputação neste ranking do Portal da Queixa, apresentando uma classificação de ‘Ótimo’ e avaliação de 87.4 em 100.
Para estes resultados contribuem em grande medida os 100% de taxa de resposta e tempo médio de resposta, enquanto a taxa de solução é de 98,1%.
MEO - A operadora do grupo Altice tem a segunda melhor reputação deste ranking, muito próximo da NOS, apresentando uma classificação de ‘Ótimo’ e avaliação de 86 em 100.
Aliás, a MEO consegue registar 100% na taxa de resposta e no tempo médio de resposta, mostrando mesmo uma percentagem superior da taxa de solução - 99,1%. Perde para a NOS por apresentar piores percentagens na média das avaliações e na taxa de retenção de clientes.
NOWO - Com uma percentagem global de 76.7, a NOWO regista nota máxima na taxa de resposta e 92,7% na taxa de solução, embora no tempo médio de resposta apenas tenha 66,8% de satisfação. Os restantes fatores andam à volta dos 40%.
DIGI - Acabada de chegar ao mercado português, as reclamações da DIGI centram-se sobretudo nas instalações das infraestruturas nos prédios e dos serviços em casa.
A percentagem global de 61.5 (‘Bom’) mostra que nem tudo está a funcionar em pleno, até porque este resultado se deve sobretudo aos 95,6% da taxa de resposta. Os 69,6% do tempo médio de resposta e os 55,6% da taxa de solução mostram que a operadora tem ainda muito a fazer, embora esteja agora a começar.
A compra do negócio da NOWO poderá dar uma ajuda à melhoria da reputação da DIGI.
Vodafone - Um índice de satisfação ‘Razoável’, de 42.3 em 100, coloca a Vodafone bem distante dos outros ‘gigantes’ a operar em Portugal - entenda-se NOS e MEO.
Se a taxa de resposta e o tempo médio de resposta até apresentam valores muito elevados (99,8% e 96,7%, respetivamente), a taxa de solução de 19,1% deixa a reputação da Vodafone no vermelho. Os cerca de 33% da média das avaliações e da taxa de retenção de clientes também não ajudam...
LigaT - O último lugar deste ranking do Portal da Queixa é ocupado pela LigaT telecom, mas ainda sem dados que permitam perceber como avaliam os utilizadores os respetivos serviços.
A empresa começou a operar em Portugal no final de 2022 e está ainda numa fase de expansão das suas zonas de atuação. Para já opera nos municípios de Leiria, Caldas da Rainha, Mafra, Malveira, Ericeira, Venda do Pinheiro, Torres Vedras, Bombarral, Montijo e Alcochete.
Além do ranking que te mostramos, uma leitura de algumas das queixas poderá também ser útil para avaliar se algumas situações podem ser comuns à maioria dos utilizadores, ou se devem a fatores como a localização da instalação, expectativas, estabilidade do serviço e velocidades dos acessos.