Conheça o primeiro smartphone holográfico do mundo

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 1 min.

O mercado de smartphones na China está gerar um ambiente amigável para muitas fabricantes pequenas que estão a aparecer com novas ideias para o sector. Foi assim com a Xiaomi e pode ser assim também com a Takee.

Esta empresa acaba de apresentar o seu primeiro smartphone, e ele já traz uma novidade para lá de interessante: deve ser o primeiro smartphone holográfico.

O problema é que a empresa não conseguiu ainda explicar muito bem como este recurso para hologramas funciona. Há um vídeo que mostra alguns detalhes interessantes e que inclusive nos dão a entender que o dispositivo terá sensores de movimento, que podem ser utilizados sem tocar no smartphone. Para gerar o que a Takee chama de "Smart Holograms", há quatro cameras nos quatro cantos frontais do gadget, que monitorizam o olhar e geram as imagens tridimensionais.

Acontece que algo similar já existe devemos lembrar-nos do: Fire Phone da Amazon. O terminal da empresa norte-americana conta com recursos bem similares, mas, em vez de hologramas, osmartphone apenas cria imagens no ecrã com sensação de profundidade, com monitorização do olhar feito com quatro cameras.

Como projectar um smartphone leva bastante tempo, principalmente um com recursos tão únicos, a possibilidade de a Takee ter simplesmente copiado o que a Amazon fez é bem pequena. Fora isto, a empresa apresenta o seu smartphone de uma maneira diferente e insiste nos hologramas e não em imagens tridimensionais no próprio ecrã.

O Takee 1 ainda não é comercializado e não parece haver uma data para que isso aconteça por enquanto. De qualquer forma, de uma vista de olhos nas especificações que já vieram a publico:

  • Processador: MediaTek octa-core MT6592T
  • Ecrã: 5,5’’ 1080p
  • Cameras: traseira – Sony Exmor IMX135 de 13 MP; Frontal – 5 MP
  • Bateria: 2.500 mAh

VEJAM O VIDEO VALE A PENA:

Geração dos hologramas

No vídeo, o smartphone é mostrado a apresentar hologramas directamente no ecrã, mas parece que esse acessório com cara de aranha é o responsável pela geração das imagens holográficas, apesar de a empresa não ter falado disso directamente, o que tem causado um bocado de confusões e dúvidas.

No seu lançamento, o dispositivo terá versões em preto e branco, além de uma edição revestida em ouro 18 quilates.

Fonte

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.