Confusão enorme: YouTube remove canais e contas por engano

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 1 min.

De acordo com o site 9to5Google, nas últimas horas, o YouTube terá removido vários canais e contas por engano. Supostamente, um bug terá provocado esta confusão enorme, ainda que o argumento utilizado para esta remoção seja que a “política de spam e práticas enganosas” tenha sido violada.

YouTube reconhece problema e está já a resolver

YouTube num smartphone
Serviço YouTube Premium também foi afetado Crédito@StockSnap

Entretanto, o YouTube já reconheceu o problema e garantiu que está a analisar os “canais que foram removidos incorretamente por Spam e Práticas Enganosas. As equipas estão a trabalhar ativamente para restabelecer os canais”.

Na mesma comunicação, divulgada pelo site 9to5Google, a plataforma diz que “se o canal foi removido e reintegrado incorretamente, é possível que falta conteúdo como, por exemplo, playlists”. Mas, assegura o YouTube, “tal é apenas um atraso e todo o conteúdo será restaurado em breve”.

Por outras palavras, a plataforma está a tentar resolver o problema, visto que nenhuma das contas ou canais terá então violado a política de utilização.

Parece que alguns utilizadores terão perdido acesso à sua conta do YouTube, assim como também alguns assinantes do YouTube Premium perderam o acesso ao serviço.

E ainda que alguns utilizadores estejam a ter conhecimento da perda de acesso através de um mail, outros deram logo conta da situação e estão a deixar vários relatos no mundo Web. O problema parece estar a afetar a Europa, Ásia e EUA.

De acordo com o site 9to5Google, alguns utilizadores estão a conseguir voltar a ter acesso às suas contas através de um pedido por mail. Mas outros utilizadores não estão a ser bem-sucedidos ao fazerem exatamente a mesma coisa.

É esperado que, nas próximas horas, o YouTube consiga solucionar este problema que parece ter sido originado por um bug.

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt