Confirmado! Qualcomm vai poder ajudar a Huawei, mas tem muitas limitações!

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 1 min.

Durante os últimos meses, a Huawei tem estado constantemente no centro das atenções, tudo graças às pesadas restrições implementadas pelos Estados Unidos. Numa altura em que tudo parecia indicar que a fabricante não iria conseguir sobreviver, eis que surge a possibilidade de uma salvação por parte da Qualcomm.

Depois de terem surgido na semana passada os primeiros rumores de que a fabricante de processadores conseguira assegurar uma licença dos Estados Unidos para resumir negócio com a Huawei, agora foi confirmado oficialmente. No entanto, os detalhes revelados pela Qualcomm acabam por não ser muito positivos.

Ainda que tenha sido confirmada a existência da dita licença, foi atribuida com várias limitações que terão grande impacto no negócio de smartphones da Huawei.

Huawei P50 com o processador Qualcomm Snapdragon 855+ poderá ser uma realidade

Quando surgiram as primeiras informações sobre a possibilidade da Qualcomm conseguir autorização para vender processadores à Huawei, rapidamente surgiram rumores de que o próximo topo de gama - Huawei P50 - iria chegar com o Snapdragon 875. No entanto, isso agora não passará de um sonho.

A Qualcomm confirmou que conseguiu adquirir licença para vender alguns produtos à Huawei, incluindo produtos 4G. Considerando a grande polémica da Huawei e as redes 5G e a especificidade no comentário da Qualcomm, fica no ar a possibilidade de que os Estados Unidos proibiram a venda de produtos 5G à Huawei.

Desta forma, mesmo que a fabricante decida recorrer aos processadores da Qualcomm para os seus smartphones em 2021, estes não poderão chegar com processadores que suportem redes 5G. Caso se venha a confirmar, este será um grande problema, pois os processadores que apenas suportam 4G estão já muito desatualizados e oferecem performance muito inferior.

No caso dos processadores topo de gama, a marca teria de recorrer ao Qualcomm Snapdragon 855+, o último a ser lançado apenas com suporte para 4G.

Editores 4gnews recomendam:

  • iPhone 12 Pro Max contra Samsung e Huawei: esta é a melhor câmara
  • Harmony OS: os primeiros smartphones a receber o software da Huawei que substituirá o Android
  • Huawei Mate 40 Pro chega a Portugal de forma oficial. O preço deixa a desejar!
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.