Os rumores já apontavam nesta direção e agora chega a confirmação. A Xiaomi será a primeira fabricante de smartphones a lançar um equipamento com o novíssimo Snapdragon 8 Elite 2.
Isto significa que a parceria de sucesso entre a Xiaomi e a Qualcomm manter-se-á, pelo menos, durante mais um ano. O modelo a estrear o novo processador da norte-americana não foi confirmado, mas é provável que seja o Xiaomi 16.
A confirmação foi dada pelo CEO da Qualcomm durante a apresentação dos resultados financeiros da empresa. Nessa ocasião, Cristiano Amon disse que a Xiaomi será "a primeira OEM a lançar com o nosso próximo chip Snapdragon 8 Elite".
Repara que Amon não especifica nenhum dos produtos envolvidos. Ou seja, não revela qual será o modelo do smartphone que irá estrear o seu processador, nem qual será a sua designação oficial.
Embora todos se refiram ao novo processador da Qualcomm como Snapdragon 8 Elite 2, essa designação ainda não está garantida. No entanto, olhando para o historial da empresa, é provável que a designação oficial seja Snapdragon 8 Elite Gen 2.
Setembro será um mês importante para a Xiaomi e Qualcomm
Como já é sabido, o Snapdragon 8 Elite será apresentado mais cedo que o habitual. A Qualcomm já confirmou que o evento Snapdragon Summit arrancará no dia 23 de setembro e esse dia costuma ficar marcado pela apresentação do seu novo processador de topo.
No ano passado, a Xiaomi apresentou os Xiaomi 15 na mesma semana, ostentando o título de primeiro smartphone com o Snapdragon 8 Elite. Isso significa que o mesmo deverá acontecer este ano, portanto, os Xiaomi 16 devem ser apresentados poucos dias depois de 23 de setembro.
Isto significa que o mês de setembro será bastante agitado para os amantes de tecnologia. Além das apresentações já referidas, espera-se ainda a apresentação dos novos iPhone 17.