Só faltava a confirmação oficial e aconteceu nas últimas horas. A Digi fechou a compra da Nowo por 150 milhões de euros. Tal como avança o jornal El Espanol, a compra feita à MasMovil foi formalizada esta sexta-feira.
Este novo passo foi selado com a assinatura do contrato de compra da Nowo pela Digi, sendo este o desfecho esperado há várias semanas. Mas, na verdade, todo o processo começou com a tentativa de compra da Nowo pela Vodafone.
AdC proibiu compra da Nowo pela Vodafone, mas aprovou a operação da Digi
A operadora já bem cimentada em Portugal tentou, há alguns meses, comprar a Nowo. No entanto, a Autoridade da Concorrência (AdC) proibiu a compra, “por apresentar entraves significativos à concorrência e prejudicar os consumidores”.
A AdC já havia dado parecer positivo à compra da Nowo pela Digi, mas esta quarta-feira aprovou finalmente a compra. À data, a confirmação foi feita pelo regulador ao Jornal de Negócios. Isto após a ERC e Anacom também já terem dado parecer positivo à compra.
“Em 23 de outubro de 2024, o Conselho de Administração da Autoridade da Concorrência, no uso da competência que lhe é conferida pela alínea d) do n.º 1 do artigo 19.º dos Estatutos, aprovados pelo Decreto-Lei n.º 125/2014, de 18 de agosto, delibera adotar uma decisão de não oposição, à operação de concentração, nos termos da alínea b) do n.º 1 do artigo 50.º da Lei da Concorrência, uma vez que a mesma não é suscetível de criar entraves significativos à concorrência efetiva no mercado nacional”, lê-se no site da AdC.
Certo é que a Digi ganha assim novo fôlego com esta aquisição. Terá, à partida, uma base de clientes na atual infraestrutura da Nowo e certamente terá acesso facilitado aos conteúdos televisivos desta.
Quanto ao início das operações da Digi em Portugal, terá de acontecer até ao final de novembro. Isto por conta das regras do leilão do 5G onde a Digi adquiriu parte do espectro. A operadora já tem testes de rede fixa e móvel em curso e em breve devem surgir mais novidades.
Queres saber mais sobre a DIGI?