Se estás habituado a conduzir em Portugal, então sabes que é obrigatório guiar sempre à direita. No entanto, atenção: nem sempre foi assim! Até ao ano de 1928, os portugueses conduziam na faixa da esquerda.
No fundo, é aquilo que os ingleses ainda continuam a fazer. De acordo com o Automóvel Club Portugal (ACP), a tendência só foi invertida no dia 1 de junho de 1928. Primeiramente, em Lisboa, e depois nas restantes zonas do país.
Como foi a mudança na altura?
Segundo a mesma fonte de informação, para que os condutores se lembrassem, foram implementados dísticos nas ruas. Como podes ver na imagem em baixo, estes diziam em letras gordas “Pela Direita”.

Tratando-se de uma mudança significativa nos hábitos de condução nacionais, a notícia foi avançada na imprensa local. Há 97 anos, o Diário de Lisboa escrevia: “pela direita, desde manhã, que se anda ao contrário sem prejuízos dignos a registar-se. Agora é que isto se endireitou. Desde as 5 horas da manhã que tudo gira pela direita”.
Como recorda o ACP, a estreia foi feita de madrugada, em Lisboa. Passado poucas horas, neste caso a partir da meia-noite do dia seguinte, as outras cidades de Portugal começaram a fazer a mesma coisa.
Há quase 100 anos, o Diário de Lisboa referia ainda: “uma vez perdido o receio de desastres que andava nas preocupações do público, girando tudo ao contrário, todos seguem a sua rota como dantes com mais cautela como sempre devera ser, mas também sem embaraços que mereçam registar-se áparte”.
Não foi só Portugal a adotar esta norma
Esta mudança no sentido de circulação não foi exclusivamente feita em solo português. Grande parte dos países da Europa também adotaram a mesma regra, o que ainda se verifica até aos dias de hoje.
Na altura, eram mais de 31.000 os portugueses que conduziam. A campanha de sensibilização para a condução à direita foi levada a cabo pelo Diário de Notícias. Importa referir que, em 1927, Portugal tinha criado a Junta Autónoma de Estradas, onde tinham sido publicados dois códigos diferentes, com base nas regras de França e Estados Unidos.