Um novo estudo do Instituto de Seguros para Segurança Rodoviária (IIHS) revelou que os condutores estão mais propensos a distrair-se com atividades não relacionadas à direção, como olhar para os telemóveis, quando utilizam sistemas de automação parcial dos veículos.
O estudo, conduzido nos Estados Unidos durante um mês, avaliou 2 sistemas de automação parcial, o Autopilot da Tesla e o Pilot Assist da Volvo, de forma a verificar os comportamentos dos condutores.
Mais ou menos segurança?
Num momento no qual as grandes fabricantes de carros correm para integrar uma tecnologia que automatize parcialmente as tarefas de condução com a promessa de garantir a segurança no trânsito, o novo estudo traz preocupações sobre um efeito reverso, um risco que a distração do condutor pode proporcionar.
É importante destacar que a automação parcial como o seu nome já indica, não exime o condutor de ter atenção à estrada. A tecnologia utiliza câmaras, sensores e software para regular a velocidade do carro e mantê-lo no centro da faixa. Mas é indispensável que o condutor esteja atento para caso precise de assumir o controlo a qualquer momento. A maioria dos sistemas exige que os condutores mantenham as mãos no volante.
De acordo com o relatório do IIHS, conforme noticiou a Reuters, os 14 participantes que conduziram por mais de 19.300 km a utilizar o Autopilot da Tesla dispararam 3.858 avisos relacionados à atenção. Já os 29 voluntários que conduziram com a assistência do Pilot Assist da Volvo ficaram distraídos por 30% do tempo.
As 2 estatísticas foram consideradas "extremamente altas" pelos autores do estudo. Segundo o presidente do IIHS, David Harkey, com os 2 sistemas de automação parcial, os condutores "adaptaram o seu comportamento para envolver-se em atividades de distração".
"Se tu os treinares para pensar que prestar atenção significa tocar o volante a cada poucos segundos, então é exatamente isso que eles farão. [...] Isso demonstra por que os sistemas de automação parcial precisam de salvaguardas mais robustas para evitar o uso indevido", explicou Harkey.
Em resposta ao novo estudo, a Volvo Cars afirmou acreditar que esse comportamento dos condutores ao utilizar o sistema de automação parcial não representa riscos. A empresa ainda destacou que os seus próprios estudos mostraram uma melhora na segurança com esses sistemas.
Conforme é possível ver no vídeo acima, o Pilot Assist também ajuda o condutor a manter a velocidade estável e uma distância pré-determinada do veículo à frente. Mas a utilização do sistema nos momentos de baixa visibilidade na estrada, por exemplo, não é indicado pela empresa.
"Embora a utilização do Pilot Assist possa resultar numa diminuição da atenção visual, acreditamos que isso deve-se à sensação de segurança do condutor quando esses sistemas são ativados, e que esse comportamento não diminui a segurança geral", disse um porta-voz da Volvo Cars numa declaração à Reuters.
A Tesla não respondeu ao pedido de comentário da Reuters.