Um novo estudo do Instituto de Seguros para Segurança Rodoviária (IIHS) revelou que os condutores estão mais propensos a distrair-se com atividades não relacionadas à direção, como olhar para os telemóveis, quando utilizam sistemas de automação parcial dos veículos.
O estudo, conduzido nos Estados Unidos durante um mês, avaliou 2 sistemas de automação parcial, o Autopilot da Tesla e o Pilot Assist da Volvo, de forma a verificar os comportamentos dos condutores.
Mais ou menos segurança?
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Num momento no qual as grandes fabricantes de carros correm para integrar uma tecnologia que automatize parcialmente as tarefas de condução com a promessa de garantir a segurança no trânsito, o novo estudo traz preocupações sobre um efeito reverso, um risco que a distração do condutor pode proporcionar.
É importante destacar que a automação parcial como o seu nome já indica, não exime o condutor de ter atenção à estrada. A tecnologia utiliza câmaras, sensores e software para regular a velocidade do carro e mantê-lo no centro da faixa. Mas é indispensável que o condutor esteja atento para caso precise de assumir o controlo a qualquer momento. A maioria dos sistemas exige que os condutores mantenham as mãos no volante.
De acordo com o relatório do IIHS, conforme noticiou a Reuters, os 14 participantes que conduziram por mais de 19.300 km a utilizar o Autopilot da Tesla dispararam 3.858 avisos relacionados à atenção. Já os 29 voluntários que conduziram com a assistência do Pilot Assist da Volvo ficaram distraídos por 30% do tempo.
As 2 estatísticas foram consideradas "extremamente altas" pelos autores do estudo. Segundo o presidente do IIHS, David Harkey, com os 2 sistemas de automação parcial, os condutores "adaptaram o seu comportamento para envolver-se em atividades de distração".
"Se tu os treinares para pensar que prestar atenção significa tocar o volante a cada poucos segundos, então é exatamente isso que eles farão. [...] Isso demonstra por que os sistemas de automação parcial precisam de salvaguardas mais robustas para evitar o uso indevido", explicou Harkey.
Em resposta ao novo estudo, a Volvo Cars afirmou acreditar que esse comportamento dos condutores ao utilizar o sistema de automação parcial não representa riscos. A empresa ainda destacou que os seus próprios estudos mostraram uma melhora na segurança com esses sistemas.
Conforme é possível ver no vídeo acima, o Pilot Assist também ajuda o condutor a manter a velocidade estável e uma distância pré-determinada do veículo à frente. Mas a utilização do sistema nos momentos de baixa visibilidade na estrada, por exemplo, não é indicado pela empresa.
"Embora a utilização do Pilot Assist possa resultar numa diminuição da atenção visual, acreditamos que isso deve-se à sensação de segurança do condutor quando esses sistemas são ativados, e que esse comportamento não diminui a segurança geral", disse um porta-voz da Volvo Cars numa declaração à Reuters.
A Tesla não respondeu ao pedido de comentário da Reuters.