Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Condutores não suportam esta funcionalidade do Waze, mas é o maior triunfo da aplicação

Embora a maioria dos condutores não ache grande piada, a verdade é que um selo de qualidade e de fiabilidade do próprio Waze.

waze
Shutterstock

Um dos elementos mais criticados do Waze dá pelo nome de Wazers. São os pequenos ícones que surgem no mapa e que correspondem aos chamados moods, escolhidos por cada utilizador quando configuram a aplicação. Estes representam a presença de outros condutores, embora não mostrem localização em tempo real.

O ícone surge apenas depois de alguém ter passado pelo local num intervalo de cerca de dez minutos. Além disso, nunca funcionam como identificadores pessoais, o que garante proteção de privacidade. Ainda assim, a privacidade não é o motivo pelo qual muitos condutores optam por desativar estes ícones.

O principal problema prende-se com a poluição visual que geram, dificultando a leitura de informação essencial como limites de velocidade. Muitos utilizadores acabam por desligar esta função sem perceber que ela contribui diretamente para a fiabilidade dos alertas de trânsito.

Quantos mais Wazers... melhor!

O Waze, que recentemente recebeu uma grande melhoria em Android Auto, baseia-se na colaboração em tempo real da sua vasta comunidade. Isto significa que, quanto mais utilizadores aparecem no mapa, maior é a probabilidade de alguém ter reportado um perigo ou radar momentos antes.

A presença de Wazers no ecrã funciona, portanto, como um indicador indireto da qualidade dos dados. Se vários utilizadores estiveram no local recentemente, reduz-se o risco de se deparar com acidentes, objetos na estrada ou obras não sinalizadas. Naturalmente, nenhum sistema é infalível, e podem surgir situações antes de outro condutor as reportar, mas a comunidade continua a ser o maior trunfo da aplicação.

Apesar dessa utilidade, a grande maioria continua a defender uma apresentação mais simples. Uma das propostas mais referidas passa por representar a presença de utilizadores através de um único ícone ou sistema de cores, em vez de múltiplos moods espalhados pelo mapa. Esta solução permitiria manter a informação relevante sem comprometer a legibilidade.

Para quem prefere desativar a funcionalidade, o processo é simples. No Waze, é só abrir o menu principal no canto superior esquerdo, aceder às definições, procurar a opção Exibição do mapa e desativar o item Wazers na secção Mostrar no mapa.

Promoção do dia

Miracase Suporte móvel para carro
Miracase Suporte móvel para carroRotação de 360° ventosa móvel
Oferta por tempo limitado
12,34 €amazon
29,25 €-58%
Logo 4gnews
Estamos a recrutar! Editor e Reviewer de Produtos Tech
Candidata-te agora
Tomás Cascão
Tomás Cascão
Mestre em Media e Jornalismo pelo ISCTE. Apaixonado por tecnologia, gadgets e tudo o que envolve algumas das maiores aplicações do mundo, como o WhatsApp ou o Google Maps. É também um ávido consumidor de Streaming, sendo que a Netflix tem um lugar especial no coração.