Nos últimos dias, o vídeo de um homem a ser interpelado pela polícia por ser visto a conduzir um Tesla enquanto usava um Apple Vision Pro tornou-se viral na Internet. Agora, o condutor afirma não ter sido detido e diz que tudo não passou de uma encenação.
Foi tudo uma encenação?
Desde que os tão aguardados Apple Vision Pro foram finalmente lançados no último dia 2, muitos vídeos de pessoas a utilizar os óculos de realidade aumentada apareceram pela Internet. Mas um chamou a atenção por mostrar um homem a conduzir um Tesla e, ao mesmo tempo, utilizar o novo dispositivo de US$ 3.500.
A princípio, o vídeo supostamente mostra o condutor Dante Lentini, de 21 anos, a utilizar os recursos de assistência à condução do carro para que o veículo funcione sozinho. Pouco depois, ele é abordado pela polícia e detido.
Ao ser contactado pelo site Gizmodo, Lentini desmentiu a história. Segundo ele, o vídeo trata-se de um "sketch", uma brincadeira encenada por ele e pelos amigos. Além disso, Lentini diz ter utilizado o VisionPro apenas por 30 a 40 segundos enquanto conduzia o seu Tesla.
“[Eu] estava no lugar certo na hora certa. É por isso que filmámos a polícia”, afirmou Lentini.
De acordo com ele, as imagens dos polícias foram produzidas em tarefas não relacionadas, para fazer as pessoas acreditarem que ele foi detido. Desde que o vídeo viralizou, Lentini apagou várias publicações na rede social X em que discutia o incidente. O vídeo original (acima), contudo, continua publicado.
Encenação ou não, a segurança esteve em questão
Logo após a publicação do vídeo, Lentini recebeu críticas severas pela falta de precaução ao conduzir. Em determinado momento do vídeo, o condutor nem sequer tem as mãos no volante, o que é um requisito para todos os três recursos de assistência à condução da Tesla.
Apesar de serem denominados "piloto automático", "piloto automático aprimorado" e "condução totalmente autónoma", nenhum desses recursos de assistência à condução da Tesla permite uma condução totalmente autónoma até ao momento, exigindo atenção total por parte dos condutores.
Alguns utilizadores da rede social X já acusavam Lentini de encenar todo o vídeo em busca de visualizações, possivelmente para beneficiar a empresa de desenvolvimento de software Hyper, onde atua como gerente de produto. Embora não seja possível comprovar se este foi o motivo, o vídeo já ultrapassou as 24 milhões de visualizações apenas no X.
A Apple não respondeu ao pedido de comentário do Gizmodo. Contudo, junto com o lançamento do Vision Pro, a empresa divulgou um alerta especificamente para os utilizadores do novo dispositivo:
“Mantenha sempre atenção ao ambiente e à postura corporal durante o uso. O Apple Vision Pro foi projetado para uso em áreas controladas e seguras, em uma superfície nivelada [...] Nunca utilize o Apple Vision Pro enquanto estiver a operar um veículo em movimento, bicicleta, maquinaria pesada ou em qualquer outra situação que exija atenção à segurança.”