Os concertos de Taylor Swift em Portugal fizeram correr muita tinta. Foram milhares de fãs distribuídos por dois dias no Estádio da Luz. Isso levou a que no total dos dois dias fossem totalizados 8,6 terabytes de tráfego de dados móveis só na rede Vodafone.
Segundo a operadora, foram batidos recordes em dois dias consecutivos. O concerto de sexta-feira estabeleceu o primeiro recorde com o valor mais elevado processado até àquele momento no estádio da Luz pela rede da Vodafone: 3,8 TB.
Concerto de sábado gerou 4,8 TB de tráfego de dados móveis: um recorde no Estádio da Luz
Mas o concerto de sábado deu um passo maior ao gerar um tráfego de 4,8 TB. A Vodafone recorda que o tráfego máximo de dados móveis até então gerado no Estádio da Luz era de 2,5 TB, a 9 de setembro de 2023, aquando do jogo entre o SL Benfica e o FC Porto.
A operadora revela que praticamente metade do volume de tráfego no concerto de sábado terá sido gerado pela utilização de rede 5G, o que supera os 47% do dia anterior. O que são percentagens superiores ao normal em eventos desta natureza.
As razões apontadas para o aumento substancial do tráfego de dados não são apenas a dimensão do evento. Também o perfil de consumo dos utilizadores tem grande influência, por estar cada vez mais virado para o recurso de aplicações em dispositivos móveis.
Algumas das apps mais usadas terão sido o TikTok, Instagram, X, Facebook ou YouTube