Encontrado computador com 30 anos da Apple totalmente operacional

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

A descoberta foi realizada por um professor nova-iorquino. John Plaff encontrou no sótão dos seus pais um Apple IIe. Ainda em perfeito estado, o Mac lançado em 1983 fez as delícias deste professor de direito que partilhou a descoberta nas redes sociais.

“Um Apple IIe. Parado no sótão dos meus pais por anos. Décadas. Pus-lhe um disco antigo e perguntou se queria restaurar um jogo gravado” – foi assim parte da partilha que o professor fez através do seu Twitter pessoal.

Inegavelmente este Apple IIe foi um dos maiores sucessos de sempre da empresa de Cupertino. Lançado em 1983, foi apenas descontinuado dez anos depois. Com efeito, a máquina tinha um processador Motorola 6502 com 1.023 MHz. A memória RAM era de 64kb e o ecrã tinha seis cores.

Embora tenham passado décadas desde que o professor tinha usado o computador pela última vez, este foi encontrado em pleno funcionamento. Assim, o computador tinha alguns jogos gravados como “Olympic Decathlon” e “Neuromancer”. Este último, um jogo de ficção científica de 1989, baseado no conhecido livro com o mesmo nome.

Com efeito, a descoberta foi também partilhada com os filhos do professor. Estes reagiram com um “isso é um computador?”. Ainda assim, perante a estranheza dos filhos, o professor acabaria por partilhar que tudo estava como o teria deixado há décadas. Havia apontamentos dos tempos de escola e uma carta escrita pelo pai em 1986, quando Plaff estava num acampamento de verão.

O pai desapareceu, mas o filho ficou sensibilizado por encontrar tais pérolas no computador. Contudo, resta saber se John Plaff ainda agora se encontra agarrado à máquina a jogar Neuromancer ou se já saiu do sótão dos pais.

Editores 4gnews recomendam:

“O mundo não vive sem a Huawei” afirma fundador

Huawei anuncia data de lançamento oficial do P30

Nokia 9 PureView desaponta com a sua performance no Geekbench

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.