Muitos utilizadores do Xiaomi HyperOS têm feito queixas de que não recebem, alegadamente, atualizações de software ou, então, que a instalação de atualizações antecipadas falha nos seus telefones.
Uma causa possível pode ser o facto do telemóvel comprado não ter o software original - MIUI ou HyperOS - instalado. Infelizmente, alguns telemóveis não podem executar o seu sistema operativo original após a venda pelas lojas apenas para tornar os seus telemóveis atraentes para mais clientes.
Abaixo estão algumas das etapas importantes para garantir que o teu dispositivo tem um HyperOS ou MIUI original.
- Verifica a tua versão do HyperOS: Acede a Definições e abre as definições do teu dispositivo.
- Acerca do HyperOS: Acede a “Acerca do telefone” para saber a versão do HyperOS.
- Verificar no site de actualizações do HyperOS: Visita o site hyperosupdates.com. Se for apresentado um resultado correspondente depois de procurar a versão do dispositivo, o software é genuíno.
Métodos de verificação alternativos
Em primeiro lugar, verifica o formato do número da versão: as versões reais têm sempre quatro segmentos no seu número. Certifica-te de que a estrutura de quatro segmentos é sempre seguida pelo formato da versão.
Se o telemóvel não estiver bloqueado por uma operadora, as duas últimas letras devem ser XM. Se terminar com DM, trata-se de uma edição DEMO. VF significa que é a edição da operadora Vodafone. Normalmente, será XM, a menos que tenha uma versão específica do operador, caso em que já o saberá.
O que fazer se o meu software não for legítimo?
Se chegares à conclusão que o teu dispositivo tem software falso, então desbloquear o bootloader é o primeiro passo, de forma a substituir a ROM usada. É necessário, em seguida, fazer um reflash do ROM de origem com a funcionalidade Fastboot do dispositivo. Se não for possível reparar o software de forma alguma, enviar o dispositivo de volta pode ser a melhor opção.
É muito importante ter a garantia de que o teu dispositivo Xiaomi executa o HyperOS genuíno ou, no mínimo, o MIUI, a fim de obter atualizações e proteções de segurança.
Assim sendo, através destes passos anteriores, podes descobrir se o teu software é autêntico e, em seguida, tomar medidas de correção quando necessário.