Comprar um iPhone por subscrição? Há um grande senão

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

O modelo de subscrição é algo a que nos habituamos nos últimos anos. Com a emergência do streaming, de serviços de cloud ou simples apps, muitos utilizadores acumulam subscrições atualmente.

Este é um modelo em que os utilizadores podem aceder a um serviço durante o período de tempo em que pagarem pelo mesmo. Isto significa que nunca são efetivamente donos do conteúdo. E o mesmo pode passar a acontecer com o iPhone.

Ter um iPhone por subscrição pode ser possível, mas nunca terá efetivamente teu

Como noticiamos há alguns dias, a Bloomberg avançou que a Apple poderia em breve a mudar ligeiramente o seu modelo de negócio. Isto porque alegadamente estará a trabalhar num serviço de subscrição para o iPhone e outros produtos de hardware.

Atualmente já é possível aos utilizadores pagar por um dispositivo durante, por exemplo, 12 ou 24 meses. Depois desse período podem ficar com o mesmo, ou devolvê-lo e fazer o upgrade para o modelo seguinte.

Neste novo modelo, os utilizadores pagariam uma taxa de mensal pré-determinada. Mas como afirma Mark Gurman da Bloomberg na mais recente newsletter, os utilizadores nunca poderiam ser donos efetivos do iPhone.

“A subscrição de hardware do iPhone é tipo um arrendamento porque pagas uma taxa que não é simplesmente o custo do iPhone dividido em dois anos. Pagas uma parte do valor do iPhone, mas nunca o possuis totalmente. E podes substituí-lo quando uma nova versão for lançada - assim como no leasing de um carro”, escreve Mark Gurman.

Isto significa que se o objetivo por o iPhone ser teu, terás de continuar a apostar nos moldes habituais de compra do smartphone. Pois com o falado modelo de subscrição da Apple, este nunca será efetivamente teu.

Editores 4gnews recomendam:

  • Realme confirma data de lançamento do novo smartphone barato
  • Xiaomi 12 Pro: câmara desilude com baixa pontuação na plataforma DxOMark
  • OnePlus Nord Buds: auriculares Bluetooth baratos apanhados antes do lançamento
Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.