Como salvar um smartphone que caiu na água?

Joel Santos
Joel Santos
Tempo de leitura: 3 min.

Certamente ao longo da vida já foste protagonista ou conheceste alguém com um telemóvel ou smartphone que decidiu refrescar as ideias. Ainda que alguns aparelhos, por vezes, aqueçam bastante, não é boa ideia reduzir-lhe a "febre" com um banho. É certo que praticamente sempre que o teu smartphone fica entornado, foi um acidente (a menos que sejas um youtuber a fazer aqueles water tests aos flagship´s).

Se estás a ler este artigo, é possível que estejas num destes momentos angustiantes em que acreditas ter perdido o teu smartphone. Deixo-te um conjunto de passos que podem fazer com que ressuscites o teu companheiro diário:

1. Desligar o dispositivo

O primeiro passo é muito importante. Depois do teu smartphone cair na água, é importante que o desligues o mais rapidamente possível. Se, eventualmente, ele se tiver desligado sozinho, nunca o tentes ligar enquanto não tenhas feito os passos seguintes. Se tivermos o equipamento ligado e a funcionar, a energia eléctrica vai continuar a fluir pelos circuitos do smartphone podendo “aproveitar-se” desses curto-circuitos para passar por onde não deve e provocar danos irrecuperáveis.

2. Retirar a bateria, o cartão SIM e o cartão de memória

Após o 1º passo, é importante que tires a bateria, o cartão SIM e o cartão de memória. É claro que só poderás cumprir este passo caso seja possível no dispositivo em questão. Ao retirares a bateria, evitas que haja alguma descarga elétrica que danifique (mais) o teu dispositivo. É aconselhável retirar também qualquer acessório que possa estar a tapar os sítios por onde a água poderá sair. Ou seja, deves retirar o ou os cartões SIM, cartão microSD e os auscultadores caso os tenhamos ligados ao smartphone.

3. Secar o smartphone

Assim que completares os passos anteriores, deves tentar secar o teu smartphone com papel de cozinha ou algo que absorva igualmente bem a água.

3. Expulsar os resíduos de água que possam existir

Este passo é muito importante. Há quem utilize o aspirador (com baixa potência), um secador de cabelo ou ar comprimido. Devo salientar que NUNCA deves usar o secador de cabelo com o ar quente!

4. Colocar numa substância de alta absorção

Se queres ser bem sucedido nesta operação delicada, ainda vais ter de ganhar mais alguma paciência e recorrer a algo que em princípio está disponível em qualquer despensa: arroz. O arroz, devido à sua grande capacidade de absorção, conseguirá sugar a humidade que ainda exista no teu smartphone. Depois de mergulhá-lo no arroz, deves selar o mais possível o recipiente para impedir entrada de ar no mesmo. Recomenda-se que o telemóvel permaneça sempre mais de 48 horas sendo que o ideal mesmo é deixá-lo 72 horas. Durante todo este tempo não convém abrires o recipiente.

5. Rezar e esperar

Enquanto cumpres o tempo recomendado no passo anterior, podes aproveitar para rezar. Sim, rezar pode ser muito importante na ressuscitação do teu aparelho uma vez que os passos anteriores funcionam com a maioria das pessoas, mas não com todas. Por isso, uma ajuda divina poderá ser sempre bem-vinda neste campo.

6. Ligar o aparelho

Por fim, chega o momento da verdade: o ligar o telemóvel. Em princípio, terás sucesso nesta tua missão de socorro ao teu gadget. Caso tenhas conseguido cumprir esta tarefa que pode não ser fácil, podes estar contente porque, provavelmente, acabaste por não precisar de gastar aquelas poupanças que tanto te custaram a juntar e que poderias ter que dar para comprar um outro daily driver.

Talvez queiras ver:

  • Tudo o que sabemos sobre o Samsung Galaxy S7
  • Tudo o que sabemos do futuro Xiaomi Mi5
  • Passatempo: Ganha um UMI ROME com a 4gnews e eFox