Assim como outras marcas chinesas, a Xiaomi costuma produzir versões específicas smartphones para o mercado nacional, enquanto desenvolve outra versão dos mesmos modelos para o mercado global. Saber se o teu telemóvel Xiaomi é a versão chinesa ou global pode dar-te alguns insights importante.
Como gerir e operar o teu dispositivo quando se trata de atualizações de software, preferências de idioma e até compatibilidade de algumas aplicações são alguns desses insights. E há 4 formas simples de descobrir qual é a versão do dispositivo Xiaomi.
1. Se o telemóvel tem ou não o logotipo CE
A presença do logotipo CE no smartphone Xiaomi é um dos métodos mais simples de descobrir se o dispositivo é uma versão chinesa ou global. Isso porque esse logotipo indica que o telemóvel adere aos padrões europeus de saúde, segurança e proteção ambiental.
Noutras palavras, se o teu telemóvel Xiaomi tem o logotipo CE, ele provavelmente é uma versão global. Caso ele não tenha, pode tratar-se de uma versão produzida para o mercado chinês ou indiano.
2. Quais são as letras no número da versão do HyperOS
O novo número da versão do HyperOS da Xiaomi traz uma indicação da sua região. Por exemplo, um telemóvel com HyperOS de número “OS1.0.6.0.UKW EU XM” foi feito para o mercado europeu, uma vez que a sigla EU indica "União Europeia".
Basta lembrar que são as duas letras logo antes do "XM" que finaliza o número. É possível encontrar números da versão do HyperOS com letras como "CN", para indicar que o smartphone trata-se de uma versão chinesa, ou com outros códigos como "IN" (Índia) e RU (Rússia).
3. Qual a última letra do número do modelo em “Sobre o telemóvel”
Nas definições do teu smartphone Xiaomi, podes consultar o número do modelo na secção "Sobre o telemóvel". O último caractere do número do modelo indicará a região:
- C: Versão Chinesa
- G: Versão global
- I: Versão indiana
- Y: Versão internacional/global
4. Verifica o dispositivo a partir do IMEI ou número de série
O último método para verificares se o teu telemóvel Xiaomi é a versão chinesa ou a global é por meio do site da marca. A Xiaomi disponibiliza uma ferramenta online para que os utilizadores verifiquem a região dos seus dispositivos. Basta entrares na página de verificação e inserir ou o IMEI ou o número de série do dispositivo.