Preços baixos com qualidade?

As razões pela baixa produção e uma demanda tão alta?

Porquê o baixo custo?

 

A Xiaomi e mais recentemente a ZTE e a OnePlus atingiram de rompante o mercado móvel com preços baixos e ridiculamente com altas especificações. É nestes pontos que estas marcas se estão a focar, mas como é que os fabricantes de smartphones chineses mantêm os seus preços tão baixos?

 

   

A China tem sido casa dos preços baixos, mas nos últimos anos tem-se visto um aumento de tecnologia ainda mais barata, smartphones emblemáticos  riem-se face á concorrência internacional. A tendência realmente atingiu o resto do mundo com o lançamento do Xiaomi Mi2, um smartphone que contem hardware como: 2GB de RAM, CPU Snapdragon 600 e  uma impressionante câmera de 8 mega-pixels tudo por apenas  na média dos 250 Euros actualmente.

O Mi2 foi o verdadeiro início desta tendência principal de smartphones high-end de baixo custo, mas não é o único exemplo.A  Xiaomi lançou modelos posteriormente como o Mi2S e o Mi3. A ZTE lançou o seu Núbia Z5S com um CPU Snapdragon 800 no início deste ano a um preço acessível, e o mais recente lançameto esta semana  a OnePlus lançou o seu flagship OnePlus One com um preço internacional esmagador para a concorrência de 269 euros para a versão 16Gb e 299 euros para a versão 64Gb (preço internacional) com 3GB Ram, Snapdragon 801 e 13 mega-pixels  com um sensor Sony Exmor f2.2 aperture.

 

Eis as razões fulcrais

Mantendo os custos baixos:

Quando olhamos para um smartphone como o OnePlus podemos sugerir logo uma  comparação com o Samsung Galaxy S5, ou até mesmo o Google Nexus 5, é incrível ver uma uma marca tão pequena e recente oferecer estas especificações por tão pouco dinheiro, como é que eles fazem isso?

E-Commerce

Enquanto a ZTE / Núbia, e a  Xiaomi abriram lojas online recentemente, eles têm muito pouca manutenção, e são focados mais em educar os clientes e acessórios em primeiro lugar. Para realmente comprar um Xiaomi, Núbia ou Oneplus os clientes têm de usar uma webstore oficial da marca ou comprar através de uma empresa como a JD.com (Similar a Amazon). Mantendo os custos baixos.

 

630x257xjingdong.jpg.pagespeed.ic.Qc9jZ_3Jch

 

Os custos de funcionamento de um site de e-commerce são muito menos do que ter centenas de lojas físicas em todo o país / mundo .

 

Marketing nas Redes Sociais

Imaginemos quantos milhões de euros uma empresa como a Samsung, HTC ou Apple gastam num ano para manter os seus produtos presentes na mente dos clientes. Anúncios de TV, outdoors, patrocínios e contratação de celebridades são extremamente caros o que se reflecte depois nos custos dos dispositivos.

598x200xtwitter.png.pagespeed.ic.LRBdRuN-73

 

Produção de baixo volume

A Xiaomi foi criticada por esta questão em muitas ocasiões, mas uma coisa é garantida se a empresa produz pouco a procura aumenta.

Se uma empresa fabrica apenas 10 mil unidades  garantidamente vai vendê-las rapidamente. A empresa não precisa de acumular stock em grandes quantidades esperando escoa-lo lentamente, algo que se iria reflectir nos preços,ou seja há menos risco de perda o que acaba por criar publicidade grátis com a alta procura para a pouca oferta!

Outro benefício dos volumes de produção baixos é que a empresa pode tirar proveito dos custos de componentes como reduzir o tempo de vida de produtos. Acredite ou não, mas muitas destas empresas chinesas vendem os seus smartphones com muito pouco lucro (por vezes uma pequena perda) nos primeiros meses de produção (é por isso que é tão difícil de obtê-los,  porque os seus números são mantidos baixos). Quando os custos de componentes começam a cair o lucro começa a crescer.

 

Acessórios, Aplicativos e Serviços

A Xiaomi é um grande exemplo disto, e a OnePlus parece estar a optar por algo similar. Embora haja muito pouco lucro a ser feito nos próprios smartphones, acessórios como capas, protectores de ecrã, cabos, baterias e até mesmo produtos de estilo de vid como roupa e até calçado.

650x320xxiaomi-shoes.jpg.pagespeed.ic.m6akcV-iCT

Para os fãs destas marcas os seus smartphones são  mais do que “apenas um smartphone” é mais  um estilo de vida, e por isso ficam felizes para usar t-shirts da Xiaomi e sapatilhas da Xiaomi, ou um sabão da Oneplus.

Outro método de ganhar dinheiro são serviços construídos para as ROMs dos smartphonese e até mesmo venda de aplicativos também. A Xiaomi actualmente vende temas através dO MIUI, e até nos podemos  inscrever para uma assinatura o serviço de streaming de vídeo da Xiaomi também. É provável que outros fabricantes venham a fazer isto no futuro para aumentar os seu lucros.

 

Como é que os fabricantes de smartphones chineses conseguem manter os seus preços tão baixos?

Portanto,aqui temos enquanto muitos métodos podem parecer irritantes e chatos não quer dizer que possamos adquirir um smartphone low-cost com hardware de ponta.

O acham destes métodos? Será que é preferível aceitar estes métodos de modo a economizar dinheiro ou será melhor pagar mais para maior disponibilidade?

 

Deixa-nos a tua opinião!

Fundador do projeto 4gnews, sempre olhei para a tecnologia como um pedaço de nós. Desde cedo ligado ao mundo tecnológico, este é literalmente o meu trabalho de sonho. Amante de vinho e apaixonado pelo meu Vit. Guimarães, acredito ainda que todas as nossas acções são o gatilho para o nosso futuro.