Em novembro de 2024, a Lua volta a ter visitantes humanos depois de uma ausência de 50 anos. A missão espacial Artemis II está já em ritmo acelerado e os quatro tripulantes estão agora a aprender a lidar com todos os sistemas complexos da nave e a treinar o regresso à Terra.
Os astronautas vão aterrar em pleno Oceano Pacífico
O plano da NASA prevê que a nave espacial reentre na atmosfera terrestre para depois mergulhar no Oceano Pacífico. Neste local, os astronautas vão ser extraídos da nave com a ajuda de um helicóptero e equipa terrestre.
O passo seguinte é serem levados para um navio preparado para os receber, no qual vão realizar vários exames médicos de rotina, antes de regressarem a terra firme e à sua vida “normal”, no planeta Terra.
Para já, a tripulação da Artemis II vai conhecer os planos de recuperação e assistir a demonstrações do equipamento de solo, assim como praticar alguns procedimentos referentes à recuperação. No próximo ano, estão já agendados testes de recuperação completa em alto mar.
Tripulação Artemis visita base naval de San Diego para treino de recuperação
Desde 1972 que a Lua não tinha a visita de astronautas, mas em novembro de 2024, a missão Artemis II levará uma tripulação humana de volta ao satélite natural da Terra. A equipa de astronautas, composta por três homens e uma mulher, iniciou em maio os treinos para esta missão.
Os astronautas da NASA visitaram a base naval de San Diego, EUA, para conhecer e treinar o plano de recuperação. Por outras palavras, a tripulação está a aprender como será o seu regresso à Terra e como depois vão ser extraídos da nave espacial Orion.
Os treinos da tripulação da Artemis II vão ter a duração de 18 meses e servem para os astronautas aprenderem a manobrar e monitorizar os sistemas da nave, durante todas as fases da viagem, desde o lançamento até à reentrada na atmosfera terrestre, passando pelos procedimentos em caso de emergência.
Editores 4gnews recomendam: