Como o iOS15 vai mudar as notificações das apps Google. Tudo o que precisas de saber!

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

O iOS veio para mudar e as aplicações Google não são exceção. Neste artigo dizemos-te como o novo sistema operativo Apple vai mudar as notificações de apps como o Google Maps e a Tasks.

Uma das principais funcionalidades dos novos iOS 15 e iPad OS 15 chama-se Focus e ajuda os utilizadores com todas as notificações recebidas pelo equipamento. Vem substituir o antigo Do Not Disturb e permite que os utilizadores redefinam os períodos em que não querem receber notificações ou até mesmo bloquear contactos.

Focus do iOS15 permite definir contactos importantes

A funcionalidade Focus vai ajudar os utilizadores a evitarem distrações em períodos menos propícios, como durante a noite ou durante uma reunião, mas vai permitir continuar a receber notificações de alguns contactos. Por outras palavras, se estás à espera de uma resposta importante, basta definires na funcionalidade a importância desse contacto.

Por seu lado, a Google já explicou a forma como está a gerir a nova funcionalidade Focus. De acordo com a gigante de pesquisa, as suas aplicações foram atualizadas para funcionar em conformidade com o Focus para apenas emitirem notificações tão relevantes e oportunas, quanto possível", esclarece a Google.

A empresa da Alphabet Inc. avança ainda que a funcionalidade Focus não vetará o Google Maps ao silêncio, permitindo que o utilizador receba as notificações quando estas foram realmente úteis. O que significa que os utilizadores de iOS15, a navegar com Google Maps, vão continuar a ouvir indicações como vire à direita ou alerta de via fechada.

Mas a Apple foi mais longe e alterou também a forma como a Google entrega as notificações das suas aplicações. Agora, explica a Google, todas as notificações que não implicam atenção ou uma ação imediata são armazenadas no Centro de Notificações do equipamento.

A gigante de pesquisa avançou também que os iPads vão ter widgets maiores. De acordo com a Google, as apps Fotos e YouTube Music vão ter widgets "extra grandes" para permitir um acesso facilitado, a partir do ecrã inicial do tablet da Apple.

Editores 4gnews recomendam:

  • iOS 15 chega hoje ao teu iPhone, mas sem estas 4 funcionalidades
  • Apple vai aliviar uma das limitações do iPad com o iPadOS 15
  • Google pode adicionar canais gratuitos à sua plataforma Smart TV
Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt