Comissão Europeia - A Europa deve desconfiar da Huawei

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A Comissão Europeia volta a demonstrar a sua desconfiança perante uma das maiores fabricantes Android da atualidade. Desta vez trata-se da chinesa Huawei, marca que enfrenta um autêntico braço de ferro com os AnTuTu revela os 10 smartphones Android mais populares em Novembro

Em declarações à imprensa internacional no passado dia 7 de dezembro, o vice-presidente do mercado único digital na União reiterou as suas preocupações. Não foi modesto nem coibido ao expressar as suas dúvidas perante a Huawei.

"Temos motivos para estar preocupados com a Huawei e outras fabricantes chinesas?" Sim, acredito que temos que estar preocupados com estas empresas". A resposta de Ansip à questão da EURACTIV.com. Acrescentando "Enquanto cidadãos, temos que estar preocupados".

A Huawei quer cooperar com a Comissão Europeia

Entretanto a Huawei já reagiu à postura deste executivo do líder do mercado único digital na Europa. A fabricante chinesa diz estar "surpreendida e desapontada" com os comentários de Ansip. Nesse sentido a Huawei emitiu a seguinte resposta. "Rejeitamos categoricamente qualquer alegação de que nós (Huawei) possamos representar uma ameaça para a segurança. Nós estamos abertos a qualquer tipo de diálogo com o vice-presidente Andrus Ansip em relação a este mal-entendido. Pretendemos continuar a nossa longa relação de cooperação com a Comissão Europeia enquanto entidade privada.

Em declarações à imprensa nesta última sexta-feira, Ansip relembra que o governo chinês introduziu novas regras para as grandes tecnológicas. Regras e imposições que obrigam estas empresas a cooperar com os orgãos de informação segurança nacional da China.

"O que aqui está em causa são "backdoors" obrigatórias. Eu sempre fui contra este tipo de backdoors impostas às empresas". Afirmações do vice-presidente da Comissão Europeia que demonstram uma clara preocupação com a Huawei e outras fabricantes da China.

Ansip acrescenta que está preocupado com a possibilidade dos chips, os chipsets ou processadores terem surpresas indesejáveis. Isto é, núcleos ou formas de extrair informações e "segredos" dos smartphones e dispositivos móveis em si.

"Nunca é um bom sinal quando vemos empresas a abrir os seus sistemas a entidades como os serviços secretos e agências de segurança nacional". A postura do vice-presidente da Comissão Europeia é uma de real preocupação com esta possibilidade.

A Huawei respondeu prontamente ao vice-presidente da Comissão Europeia

Nesse sentido, a Huawei ripostou. "Nunca fomos abordados por qualquer tipo de governo para criar algum tipo de backdoor ou interromper algum tipo de rede de informação ou servidor. Aliás, nunca toleraríamos tal comportamento por qualquer um do nosso staff."

A fabricante acrescenta ainda. "Nós somos parte da solução, não o problema". Frisa também o seu histórico de transparência. "temos um histórico de fornecimento de produtos e soluções seguras para os nossos clientes na Europa e em torno do mundo".

Importa ainda, em primeiro lugar, referir que os comentários do vice-presidente da Comissão Europeia surgem no rescaldo da CFO) tem como base o pedido dos Estados Unidos da América. Alegando que esta terá infringido as sanções impostas ao Irão ao vender equipamentos a este país.

Tornar-se-á a Europa, na figura da Comissão Europeia, hostil à Huawei?

Caso a diretora financeira da Huawei seja extraditada para os Estados Unidos da América, a mesma ficará sujeita a uma aconselhou recentemente os seus aliados a boicotarem os produtos desta fabricante chinesa.

Aguardamos agora por mais informações que nos possam clarificar a postura da Comissão Europeia perante a fabricante chinesa. Todavia, as afirmações do seu vice-presidente deixam bem claro o rumo a seguir na Europa.

Editores 4gnews recomendam:

‘Herdeira do trono’ poderá ser condenada até 30 anos de prisão

Huawei enfrenta problemas em todos estes países

via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.