A ligação ferroviária entre Lisboa e Madrid vai finalmente ganhar velocidade. Um novo acordo entre os governos de Portugal e Espanha e a Comissão Europeia confirma o avanço do projeto, que promete reduzir o tempo de viagem entre as duas capitais ibéricas para cerca de 5 horas até 2030 e apenas 3 horas até 2034.
Acordo histórico entre Portugal, Espanha e a Comissão Europeia
O Ministério das Infraestruturas e da Habitação anunciou que “Portugal e Espanha deram um passo decisivo para aproximar ainda mais as capitais ibéricas, com a definição de um conjunto de ações concretas que permitirão estabelecer ligações ferroviárias entre Lisboa e Madrid”.
A estratégia ibérica acordada com Bruxelas inclui uma série de etapas com prazos já definidos até 2030:
- Conclusão da nova linha de alta velocidade entre Évora e Caia até 2025 (que deverá entrar em operação em 2026)
- Conclusão dos estudos para a nova linha Lisboa-Évora, que incluirá a Terceira Travessia sobre o Tejo, uma das peças centrais da nova rede ferroviária, até 2027
- Entrada em operação do troço Plasencia-Talayuela, do lado espanhol, até 2028
- Início da construção da segunda via entre Poceirão e Bombel em 2026, com conclusão até 2029 (e operação em 2030)
- Está prevista a viagem direta Lisboa–Madrid em cerca de 5 horas até 2030
Lisboa–Madrid em 3 horas: meta para 2034
A partir de 2034, a viagem entre Lisboa e Madrid deverá ser feita em cerca de 3 horas, aproximando as duas capitais mais do que nunca. Para isso, está prevista a construção da nova linha de alta velocidade Lisboa–Évora, incluindo a Terceira Travessia sobre o Tejo, e a possível duplicação da linha Évora–Caia, caso seja necessária.
Também estão planeados investimentos na implementação do sistema europeu de gestão de tráfego ferroviário (ERTMS) em vários troços da ligação, e estudos para o novo troço de alta velocidade entre Caia e Badajoz, além da criação de uma estação ferroviária internacional Elvas–Badajoz, na fronteira entre Portugal e Espanha.
Menos aviões, mais sustentabilidade
Atualmente, mais de 40 voos diários ligam Lisboa e Madrid, mas o novo comboio de alta velocidade quer mudar esse cenário. O Ministério das Infraestruturas sublinha que:
“A nova ligação ferroviária entre Lisboa e Madrid representa uma alternativa mais competitiva do ponto de vista de custo e conveniência para os passageiros dos mais de 40 voos diários entre as duas capitais, promovendo também a transferência modal para um transporte com menor pegada carbónica.”
A redução significativa do tempo de viagem para cerca de três horas até 2034 deverá incentivar mais pessoas a optar pelo comboio, reduzindo as emissões de gases com efeito de estufa e contribuindo para uma mobilidade mais sustentável em Portugal e na Península Ibérica.
Parte de uma estratégia europeia mais ampla
O projeto insere-se na estratégia europeia de mobilidade sustentável e interligação ferroviária transfronteiriça, que visa modernizar a infraestrutura ferroviária entre os Estados-membros.
A aposta na interoperabilidade, na tecnologia e na eficiência energética é vista como um passo essencial para aproximar economias, reduzir o impacto ambiental e fortalecer as ligações entre Portugal e o resto da Europa.
Se o calendário se mantiver, até 2034 será possível fazer Lisboa–Madrid em apenas três horas, transformando completamente a forma como portugueses e espanhóis viajam entre as duas capitais.
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