Comando da PlayStation 5 tem a solução perfeita jogares online e conversares sem problemas

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

Esta semana ficamos finalmente a conhecer o comando da PlayStation 5. O DualSense chega com um design mais robusto, com um esquema de duas cores, e que parece apostar na ergonomia. Mas uma das características que saltou à vista é o facto este ter microfone embutido.

Esta pode parecer uma característica insignificante para alguns, mas, na verdade, permite que os utilizadores possam comunicar nos seus jogos online sem precisarem de ter um headset ligado ao comando.

A novidade partilhada pelo site SegmentText, dá conta de que o DualSense não tem apenas um, mas três microfones embutidos. Estes “funcionam em conjunto para isolar uma fonte de som – o utilizador – do ambiente” que o rodeia.

O objetivo principal é que possam ser eliminados o maior número de ruídos possível. Esses mesmos ruídos foram a maior preocupação dos utilizadores quando foi anunciado o microfone no DualSense. Isto porque são algo recorrente para quem joga online enquanto usa um microfone.

“Combinando a localização e a orientação do comando (conforme determinado com base nos sensores métodos de localização) e, por extensão, a localização e a orientação dos microfones, será possível determinar qual a localização da fonte de som no ambiente interativo”, pode ler-se na patente divulgada pelo SegmentText.

O DualSense saberá identificar o utilizador certo se houverem dois jogadores no mesmo ambiente

É bom referir que se dois jogadores estiverem a usar o DualSense no mesmo espaço, a patente refere também que os microfones serão capazes de identificar o utilizador que está mais perto, para só assim este ter destaque no microfone.

Só na prática poderemos ver se usar os microfones embutidos será mesmo uma solução viável, na ótica de este camuflar ao máximo os ruídos de fundo. Ainda assim, o comando terá a habitual entrada de áudio de 3.5mm para ligares os teus auriculares.

Editores 4gnews recomendam:

  • Sony revela DualSense, o comando sem fios da PlayStation 5
  • PlayStation 5: se o design for mesmo assim, vais perder o amor ao dinheiro!
  • "Comando DualSense é impressionante!" Vice-presidente da Bethesda adora o comando da PS5
Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.