Com alguns gestos muito simples de fazer, podes melhorar a navegação com a app Google Maps. Na próxima viagem, experimenta estas opções.
Tocar duas vezes com um dedo
Para aumentar e diminuir o zoom na app, a maioria de nós recorre ao reconhecido gesto de pinças. Mas o Google Maps permite outra forma de o fazer. Basta que toques duas vezes no local do mapa para que essa zona seja ampliada. O gesto é mais simples do que o das pinças, mais rápido e não necessita de tanta atenção da parte do utilizador.
Tocar duas vezes com dois dedos
Agora que já viste melhor esse determinado local do mapa, queres regressar à visualização anterior, mais abrangente. Podes recorrer ao gesto das pinças, mas também podes tocar duas vezes no ecrã com dois dedos.
Este toque duplo dos dois dedos vai fazer regressar a visão geral, ao tamanho pré-definido da aplicação. Portanto, se queres reduzir apenas um pouco a zona ampliada, terás de fazê-lo através do gesto de pinças.
Rotação com dois dedos
Queres mudar a rotação do mapa? Coloca dois dedos em qualquer lugar do mapa na aplicação e gira no sentido dos ponteiros do relógio ou em sentido inverso. Este gesto altera a orientação do mapa.
E o Google Maps vai memorizar esta nova orientação. Por isso quando voltares a abrir a app, vais vê-la novamente. Para voltares à orientação anterior, tens de tocar no ícone da bússola, localizado no canto superior direito do ecrã.
Pressionar e segurar para marcar um ponto
Se pressionares e segurares com um dedo um determinado local no mapa, de imediato esse local ganha um marcador e exibe as localizações mais próximas, mostra opções de rotas para esse destino a partir da localização atual, deixa-te partilhar a informação, entre outras coisas mais.
Estes são alguns dos gestos que o Google Maps reconhece e que pode facilitar mais a utilização desta app quando vais em viagem; especialmente se fores a conduzir, visto que algumas destas opções podem ser executadas apenas com uma mão.

