Softcard

A Softcard foi desenvolvida pela vontade conjunta de 3 grandes operadores americanas de iniciarem um serviço que possibilitasse aos seus utilizadores pagarem por itens em restaurantes e em lojas com cartões de crédito e débito, similar ao atual Google Wallet, usando também tecnologia NFC.

Em Fevereiro soubemos que a Google andava a comprar tecnologia e patentes da Softcard, e com isto, não era de estranhar que a Softcard declarasse, eventualmente, o fecho das suas portas, e foi exatamente o que aconteceu ontem. A Softcard anunciou que iria acabar com o serviço de vez, a 31 deste mês, sugerindo também que, se os seus utilizadores quisessem continuar a utilizar a carteira digital, mudassem para o Google Wallet.

   

Este tipo de serviços tem sido abordado de maneiras diferentes e por várias empresas, entre elas a Apple, que com a apresentação do iPhone 6, também apresentou um serviço de pagamento digital com o seu Apple Pay. Mais recentemente, na MWC 2015, onde 4GNews está a marcar presença, a Samsung anunciou também que iria entrar no jogo dos pagamentos digitais, depois de adquirir uma empresa dedicada precisamente a esse serviço, com o seu, muito “original e autêntico”, Samsung Pay.

As verdadeiras questões neste momapple-pay5ento são exatamente, com a retirada da Softcard, qual será a empresa a tomar as rédeas de todo este negócio Google, Samsung ou Apple, e será que a real possibilidade de pagar itens com o smartphone em diferentes sítios, sítios tais, que iram depender do serviço fornecido por uma destas empresas, irá, relamente, influenciar a nossa escolha de que smartphone comprar.

A Samsung com o seu diminutivo, S-Pay, devido à tecnologia mais antiga, de bandas magnéticas, conjugada com tecnologia mais recente, NFC e outro sistema seu proprietário o “Magnetic Secure Transmission”, pode ser utilizado em cerca de 30 milhões de terminais nos Estados Unidos e na Coreia, estes serão os primeiros países a receber o S-Pay. O Apple Pay da Apple, ao contrário do S-Pay, só pode ser utilizado em cerca de 230 000 terminais. Podemos já aqui afirmar que a Apple, já tem séria competição, pondo de parte outras questões, como nomenclatura.

Mas não é só com a Samsung que a Apple precisa de se preocupar, com a aquisição de vários sistemas pertencentes à Softcard, a Google é tão séria competição quanto a Samsung para Apple, considerando também o acordo que a Google fez com as três operadores americanas responsáveis pelo Softcard, Verizon, T-Mobile e AT&T, que afirma que todos os novos smartphones Android vendidos pelas três operadoras irão incluir de raiz o Google Walllet, que apenas usa NFC, tal como o Apple Pay. Uma excelente jogada por parte da Google.

Com novas leis publicadas nos Estados Unidos, vários comerciantes serão obrigados a melhorar os seus sistemas de pagamento, suportando, assim pagamentos por NFC, aumentando o número de comerciantes abrangidos pelos serviços da Google e Apple, o que é bastante remunerativo para ambas as empresas. Mas como disse acima, será que o fornecimento destes serviços por estas empresas, irá ajudá-las a vender mais smartphones? Fica a pergunta…

Talvez queiras ver:

 Sabe mais sobre a MWC nas nossas redes sociais com a HashTAG #4GNewsMWC

Diz o que tens em mente nos comentários abaixo. E que tal ajudares um projeto Português? Sabe mais

Queres ser nosso amigo? Segue-nos nos meios de comunicação.

Membro do 4GNews há já 1 ano e estudante no 12º ano. Se bem me lembro , comecei a interessar-me por smartphones e outras coisas desde o momento que consegui perceber do que realmente se tratavam! Tive imensa sorte e encontrei este site, mandei um email e aqui estou a escrever para a 4GNews - um site originalmente PORTUGUÊS.