Colocar iPhone molhado em arroz não é boa ideia: Apple explica

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

Num mundo onde os smartphones são quase uma extensão do nosso corpo, manter os nossos dispositivos a salvo de acidentes tornou-se uma prioridade. A Apple fez recentemente um alerta que contraria uma prática comum entre os utilizadores: a técnica de secar iPhones (e smartphones no geral) molhados com arroz.

Durante anos, acreditou-se que colocar um iPhone molhado num saco de arroz ajudaria a absorver a humidade. O que salvaria o aparelho de danos irreversíveis. Esta crença popular, corroborada por inúmeros relatos, foi posta em dúvida por especialistas e, agora, pela própria Apple.

iPhone
Crédito: Unsplash

Apple dá alternativas ao uso do arroz

Num documento oficial, a Apple sugere medidas alternativas para lidar com iPhones que entraram em contacto com líquidos. A empresa aconselha a tapar o dispositivo gentilmente contra a mão. A entrada de carregamento deve estar voltada para baixo, a fim de remover o excesso de líquido.

Em seguida, recomenda-se deixar o iPhone numa área seca. Esta deve ter uma boa circulação de ar, e deve lá permanecer no mínimo 30 minutos antes de tentar carregá-lo novamente.

É importante destacar que a Apple é contra o uso de fontes de calor externas ou ar comprimido para secar o dispositivo. Além disso, não deves inserir objetos estranhos, como cotonetes ou toalhas de papel, no conector Lightning ou USB-C.

Por que o arroz não é recomendado

Segundo o documento de suporte da Apple de 2024, usar arroz para tentar secar o iPhone pode, na verdade, piorar a situação. Pequenas partículas de arroz podem entrar no smartphone e causar danos maiores.

Algo que vai contra a intenção de salvar o dispositivo. Além disso, a eficácia do arroz como desumidificador é questionável. Este pode até retardar o processo de secagem e deixar os componentes internos vulneráveis a mais danos.

A resistência à água dos iPhones tem melhorado significativamente desde o lançamento do iPhone 12. Este já suportava submersão de até 6 metros de água por até 30 minutos. No entanto, acidentes acontecem, e é crucial saber como reagir para minimizar os danos.

Deixar o arroz na despensa e seguir os conselhos da Apple pode ser a diferença entre salvar ou perder o teu iPhone após um encontro indesejado com a água.

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.