Para muitas pessoas, o telemóvel é um objeto absolutamente indispensável do dia a dia. No entanto, a verdade é que, possivelmente, muitos utilizadores não conhecem o pleno potencial do seu dispositivo. Neste artigo, damos-te a conhecer algumas funcionalidades interessantes do teu telemóvel.
1. Carregar até 100% pode ser pior do que carregar até 85%
Grande parte dos utilizadores tende a considerar que um carregamento do telemóvel até 100% é uma boa prática a adotar. Isto porque, supostamente, a autonomia será maior. A questão é que, como muitas marcas têm vindo a explicar, não é bem assim.
Ao fazer cargas de 0% a 100%, sistematicamente, tende-se a causar um maior stress na bateria e consequente sobrecarga. Por outras palavras, aumenta-se a probabilidade de prejudicar a vida útil da bateria. Nesse sentido, marcas como a Samsung, entre outras, já têm recursos para esse efeito.
Como podes ler na página oficial da Samsung, podes utilizar a função “Proteger Bateria”. Esta limita automaticamente a bateria a 85%, o que ajuda a preservar a autonomia do smartphone.
2. Smartphones têm um recurso SOS que podes ativar
Outro facto sobre telemóveis, que pode ser bastante útil, tem a ver com o recurso “secreto” de SOS. Tal como se pode ler na página de suporte da Google, se clicares no botão de ligar e desligar 5 vezes seguidas, os serviços de emergência são notificados.
Esta funcionalidade não existe em todos os países e regiões. No entanto, é sempre possível registar os teus contactos de emergência e garantir que, ao clicar 5 vezes no botão, eles são notificados com a tua localização.

3. O teu telemóvel pode valer ouro: literalmente
Por fim, mais em jeito de curiosidade, importa referir que os telemóveis contêm ouro e outros metais preciosos. Principalmente nos telemóveis mais antigos, o ouro está presente na sua composição. Isto por causa das próprias propriedades do ouro.
Este tipo de metal é um excelente condutor elétrico, com bastante resistência à corrosão. Estima-se que, num smartphone, possam estar até 0,034 gramas de ouro. Por outras palavras, para termos 1 grama de ouro, seria preciso reciclar cerca de 40 telemóveis.
Como refere a BBC, quem o chegou a dizer foi James Potocnik, antigo Comissário Europeu para o Meio Ambiente. Nesse sentido, recomendou “fazer da Europa uma sociedade sem desperdício. Pegar nos materiais contidos nos nossos resíduos e bombeá-los de volta para uso produtivo na economia".