Código secreto do iPhone desvendado no "maior leak da história" da Apple

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 1 min.

A Apple é uma das empresas que mais preza pela segurança, tanto dos utilizadores como dos seus produtos e serviços. Por isso é que o mais recente leak do código do iPhone está a ser aclamado como o "maior leak da história" da empresa de Cupertino.

Sem ninguém perceber como ou de que forma, o código secreto do iPhone com o nome "iBoot" apareceu no Github para todo o mundo ver e explorar. Este iBoot é o programa que é iniciado antes do dispositivo arrancar com o sistema operativo.

Vê ainda: Google Fotos tem uma novidade irresistível à tua espera!

A revelação deste código para uso pessoal levanta questões sérias que devem ser exploradas. Com o código, hackers com conhecimento de causa tentarão descobrir "loop holes" ou falhas no sistema de segurança. Desta forma conseguirão ter acesso às verdadeiras "raizes" do iPhone.

Este código permitirá ainda a exploração de novos meios para jailbreak dos terminais da empresa de Cupertino e pior ainda, a possível instalação de iOS em equipamentos não Apple.

Apple "iBoot" é o coração do Sistema Operativo iOS do iPhone

Ou seja, enquanto que Android, por exemplo, é um sistema livre e todos os fabricantes conseguem ter acesso ao seu código, o software da Apple é privado e controlado apenas pela empresa de Cupertino.

Este código que caiu em leak é relativamente ao iOS 9, assim sendo, se existir uma considerável modificação ou melhoria do iBoot, utilizadores com sistemas operativos superiores ao iOS 9 não necessitarão estar preocupados com a situação.

A Apple ainda não se pronunciou sobre a situação mas é previsto que o faça em breve. Este iBoot é o coração de iOS. É o que faz o sistema da maçã seguro e longe de intrusos. Como foi desencriptado ainda é uma incógnita mas acredito que não demorará até que novidades face à situação apareçam.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Google pode estar a preparar um serviço de streaming de jogos

Xiaomi Mi 7: Esperemos que esta imagem não seja a do smartphone

MIUI 10 chegará em primeiro lugar a estes equipamentos da Xiaomi

Via

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.