Co-fundador da Cyanogen Inc quebra o silêncio e fala sobre os atuais problemas da empresa

Pedro Ramos
Pedro Ramos
Tempo de leitura: 2 min.

Há uns dias publicamos uma notícia que nos dava a conhecer alguns problemas internos existentes dentro da Cyanogen Inc, fontes desconhecidas, diziam-nos que a empresa poderia estar prestes a fazer alguns despedimentos e estaria também a ponderar fechar o seu escritório em Seatlle, no entanto, nada disto estava confirmado, até hoje.

O co-fundador da Cyanogen, Steve Kondik, publicou recentemente uma declaração que visa explicar aquilo que foi falado anteriormente e também sobre aquilo que o futuro lhe reserva.

Vê ainda: Huawei: Nougat e o EMUI 5.0 estarão de chegada a mais dispositivos

"Começamos a Cyanogen Inc com a intenção de trazer a CM [CyanogenMod] para mais pessoas e para dispositivos que já não eram novos. Contratei todos os que eu conhecia, incluindo um monte de gente da comunidade, mudamos-nos todos para Seattle e começamos a trabalhar. Conseguimos pôr o projeto em ordem após anos de dívida técnica e começou a ter algum sucesso com os nossos primeiros dispositivos ", escreveu Steve Kondik.

"Infelizmente, uma vez que começamos a ver o sucesso, Kirt McMaster, ficou descontente da forma que geríamos negócio, mesmo sem impôr a sua própria visão. Isto aconteceu no momento em que notícias sem fundamento foram publicadas pelos média e maus negócios foram assinados. Sendo eu o segundo no comando, tudo o que podia fazer era tentar parar os problemas, tentar controlar os danos, e esperar que no dia seguinte nada de idêntico acontecesse."

Kirt McMaster já esteve algumas vezes envolvido em situações polémicas, quer seja com a frase "Estamos a tentar tirar Android da Google", quer seja com as suas interacções com Carl Pei quando a parceria entre a Cyanogen e a OnePlus terminou no ano passado.

Mas Kondik também reconhece a sua contribuição nos problemas recentes, "Fui prejudicado e depois fiquei chateado, é essa a maneira a seguir em Silicon Valley, não é? Problemas pela primeira vez no extremo? Isso magoa-me muito. Perdi um monte de amigos e estou verdadeiramente "doente", peço desculpa a todos por vos abandonar. Gostava de ter feito escolhas diferentes e de confiar em pessoas diferentes (especialmente numa em particular), mas tudo o que me interessa agora é descobrir o que vou fazer a seguir ".

Não percas: Samsung condenada a pagar 120 milhões à Apple por violação de patentes

"Tem sido uma grande parte da minha vida por 8 anos agora e não quero deixá-la ir", o que leva a querer queainda há esperança de Kondik continue na Cyanogen e a seguir fez as seguintes questões à comunidade:

Com isto em mente não sabemos qual o futuro da Cyanogen Inc, a empresa tanto poderá renascer das cinzas da confusão e trazer algo novo e criativo ao mercado, como poderá simplesmente não aguentar com estes problemas internos e nunca mais ter a mesma virilidade para se levantar.

Esperemos honestamente que consigam não só superar, como proliferar num mercado cada vez mais agressivo e capaz.

Talvez queiras ver:

Elephone responde ao Xiaomi Mi MIX: a revolução bezel-less começou

O primeiro vislumbre ao Oukitel U20 Plus com dual-câmara por 86€

Novo MotoMod poderá trazer o Project Tango aos Moto Z