Até ao final desta semana, sexta-feira (21) de maio, a aplicação da rede social Clubhouse ficará disponível para todo e qualquer smartphone Android compatível. Após meses de espera, o comunicado oficial da plataforma aquieta agora as dúvidas dos utilizadores e interessados.
A rede social permanecia teimosamente um exclusivo da plataforma iOS, para iPhone e iPad. Entretanto, rivais como o Twitter lançariam os seus clones como os Spaces, a Telegram com salas de áudio e, muito em breve, o mesmo será feito pelo voraz Facebook.
A app Clubhouse chega até ao fim da semana a todos os utilizadores Android
Existia, portanto, uma forte pressão sobre os responsáveis da Clubhouse em providenciar uma versão da app para Android, pelo menos antes que a fama e popularidade deste conceito se desvanecesse. Agora, por fim, temos a confirmação oficial deste lançamento.
De acordo com os responsáveis pela Clubhouse, a distribuição para Android será plena até ao fim da semana. O anúncio foi feito hoje (17) através da rede social Twitter, dando conta da sua distribuição global. Chegará, portanto, a diferentes países nos próximos dias.
Em primeiro lugar está a Rússia, o Japão e o Brasil. Estas são as primeiras nações a receber a app Clubhouse na Google Play Store, para dispositivos Android. Em seguida chegará ao resto do mundo e, por fim, à Nigéria e à Índia até à próxima sexta-feira.
A app para Android chega esta semana à Google Play Store
Com a versão beta, a fase de testes, a começar no início de maio, tivemos assim menos de duas semanas com a versão de testes para Android. Daqui em diante, como a própria empresa fez saber, estará disponível a versão estável para esta plataforma.
Mantém-se o sistema de convites para adesão à plataforma de salas de áudio e conversação em tempo real, como forma de controlo do crescimento da rede social. Por outro lado, não faltam convites a serem distribuídos online pelos atuais utilizadores.
Esta semana, Portugal, será um dos contemplados com a disponibilidade da aplicação para Android através da Google Play Store. Os interessados já podem aceder à sua listagem, fazendo já o pré-registo e configurando a conta de utilizador.
A febre da Clubhouse tem acalmado e os download caído
De acordo com os indicadores fornecidos pela agência Sensor Tower, a Clubhouse baixou de 9,6 milhões de downloads em fevereiro último para 1 milhão no mês de abril. A queda é significativa e coincide também com o levantamento das restrições pandémicas.
Desse modo, não é de estranhar que os dirigentes da rede social tenham colocado o lançamento da app para Android como uma das prioridades. Afinal, este é o sistema operativo que reúne mais utilizadores em todo o mundo, podendo revigorar os downloads.´
Por fim, de acordo com Paul Davidson, co-fundador da Clubhouse, a plataforma está prestes a receber novas ferramentas para melhorar a recomendação de conteúdos. A isto somar-se-á a implementação de novas funções como as Mensagens Diretas, Eventos de acesso pago e, por fim, Subscrições.
Planeiam aderir à Clubhouse assim que estiver disponível para Android?
Editores 4gnews recomendam:
- Sharp Aquos R6: o smartphone que "roubou" a última esperança da Huawei
- Redmi K40: prepara-te para uma nova versão exclusiva do smartphone Xiaomi
- DECO lança plataforma de verificação da velocidade de Internet contratada às operadoras em Portugal