Clones IA nas reuniões Zoom? Sim, é essa a ideia

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 1 min.

Numa entrevista recente ao The Verge, Eric Yuan, fundador da conhecida plataforma de videoconferência Zoom, deu a conhecer a sua visão para o futuro.

Entre as muitas ideias, o conhecido empresário deixou no ar um conceito totalmente inovador: clones baseados em IA para reuniões à distância. Explicamos-te tudo mais em pormenor.

Eric Yuan acredita que IA tem muito potencial para os locais de trabalho

Eric Yuan, CEO Zoom
Eric Yuan, CEO e fundador da plataforma Zoom Crédito@WorldEconomicForum/Wikimedia

Ainda que a maior parte das notícias relacionadas com Inteligência Artificial se refiram à possibilidade de a tecnologia substituir as pessoas, há mentes tecnológicas mais otimistas. Entre estas está o fundador da plataforma Zoom, Eric Yuan, que acredita que esta tecnologia “tem imenso potencial para o local de trabalho”.

Por exemplo, permite que sejam criados clones digitais das pessoas. Esses mesmos avatares IA podiam depois representar os seus seres humanos nas reuniões na plataforma digital e inclusive tomar decisões durante estes encontros.

Yuan salienta ainda outra vantagem da presença destes clones nas reuniões por Zoom. Estes avatares podem permitir que as pessoas fiquem libertas para tratar de outros assuntos mais urgentes. Notoriamente numa referência a que não iria existir uma substituição.

Eric Yuan fala em treino dos clones IA

Mas Eric Yuan, em declarações ao The Verge, sublinha também a importância do controlo sobre estes clones IA. Mais especificamente, o fundador da plataforma Zoom fala num cenário de treino para os gémeos digitais.

Nas palavras de Eric Yuan, as pessoas podiam treinar os seus avatares para que estes tivessem capacidades diferentes para se ajustarem às especificidades de cada situação. Ou seja, uma pessoa ter um avatar especializado em vendas e outro em especificações técnicas, num cenário de venda de um produto, por exemplo.

Ainda que acredite no potencial da tecnologia IA no local de trabalho, na mesma entrevista Eric Yuan reconhece as incertezas envolvidas no desenvolvimento da Inteligência Artificial.

Mais: nos seus termos de utilização, a plataforma Zoom tem já alguns pontos expressos relativos à utilização de tecnologia de Inteligência Artificial.

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt