Um cena surpreendeu as pessoas que passavam por perto do Café Sana'a, em São Francisco. Um homem tentou roubar o portátil de uma das clientes do café, mas foi impedido por outros clientes, que agiram rapidamente para imobilizá-lo quando tentava fugir.
"Toda a comunidade aqui agiu a favor dela"
Próximo ao Museu de Arte Moderna de São Francisco, os clientes do Café Sana'a foram surpreendidos com uma situação inusitada, que misturou medo e uma certa admiração pela solidariedade entre as pessoas. Tudo começou quando um homem entrou no café e rapidamente roubou o MacBook de uma das clientes que trabalhava no local.
Uma das funcionárias que estava no local falou com a equipa de reportagem da NBC Bay Area sem identificar-se e descreveu a situação como assustadora. Mas o que as câmaras de segurança do local capturaram logo depois foi uma reação que surpreendeu a todos. Os clientes que estavam do lado de fora da cafetaria decidiram ajudar e rapidamente pegaram o homem e mantiveram-no imobilizado, sem aleijar, até que a polícia chegasse poucos minutos depois.
A Frisco Live 415, conseguiu conversar com o primeiro cliente a alcançar o suspeito.
"Felizmente, em segundos, todos correram para fora, então eu apenas disse às pessoas para segurar, alguém numa perna, alguém na outra perna e segurar também os braços, apenas para que ele parasse de tentar lutar e bater. E conseguimos controlá-lo até a policia chegar. E eles parecem ter chegado aqui bem rapidamente. É muito bom ver que as pessoas não são apenas espetadoras", contou o cliente que identificou-se como Henry Flynn.
Em entrevista à NBC Bay Area, outros clientes expressaram sua gratidão por ver as pessoas da comunidade a ajudar umas às outras.
"Toda a comunidade aqui agiu a favor dela e defendeu-a, é muito reconfortante. E é como você disse, isso reacende a minha fé na humanidade", afirmou o cliente Yassen Abdelfatah.
A emissora televisiva entrou em contacto com a polícia, mas um porta-voz disse que nenhum detalhe a mais estava disponível no momento.
"As pessoas a agirem nisso, e muitas pessoas a agirem nisso. Acho que isso diz muito sobre esta comunidade", opinou também o cliente Sanjit Mamur.