É mais um carro ‘popular’ e icónico de um construtor francês a ganhar uma versão totalmente elétrica, reinventada ao sabor dos gostos dos condutores do Século XXI.
Depois das novas versões eletrificadas dos modelos clássicos Renault 4 e Renault 5, é agora a vez da Stellantis/Citroen apostar numa versão eletrificada de um dos seus ícones ‘vintage’ sobre rodas.
O modelo original, nascido em 1948, vendeu cerca de 3,8 milhões de unidades até 1990, ano em que a Citroen decidiu abandonar a sua produção. Mas agora, ao que tudo indica, poderá estar mesmo de volta.
Um novo 2CV para enfrentar a concorrência
Informações divulgadas pelo site Carscoops indicam que a Citroën estará a reinventar o seu modelo 2CV para uma versão elétrica. A nova aposta surge como resposta às encomendas que o novo Renault 5 EV está a registar, por um lado, mas também ao sucesso de modelos de ‘baixo custo’ elétricos como o Dacia Spring.
O site cita uma ‘fonte sénior’ da Citroen para afirmar que o projeto está ainda num estágio inicial e que o lançamento deverá ocorrer apenas em 2028, a coincidir com o 80º aniversário do 2CV original.
Segundo a mesma fonte, o novo 2CV deverá usar a plataforma do novo e-C3, cujas vendas em França estão aquém das registadas pelo novo Renault 5 elétrico.
A Citroen espera que a utilização da plataforma Smart Car, da Stellantis, possa ser uma forte ajuda à reinvenção do 2CV elétrico de preço acessível, porventura mantendo elementos estéticos intemporais, como os faróis em forma de olho de inseto ou a linha curva que percorre o tejadilho até à traseira do veículo.