Citroen pegou num super clássico para transformar em novo carro elétrico

Pedro Alves
Pedro Alves
Tempo de leitura: 1 min.

É mais um carro ‘popular’ e icónico de um construtor francês a ganhar uma versão totalmente elétrica, reinventada ao sabor dos gostos dos condutores do Século XXI.

Depois das novas versões eletrificadas dos modelos clássicos Renault 4 e Renault 5, é agora a vez da Stellantis/Citroen apostar numa versão eletrificada de um dos seus ícones ‘vintage’ sobre rodas.

O modelo original, nascido em 1948, vendeu cerca de 3,8 milhões de unidades até 1990, ano em que a Citroen decidiu abandonar a sua produção. Mas agora, ao que tudo indica, poderá estar mesmo de volta.

Um novo 2CV para enfrentar a concorrência

Citroen pegou num super clássico para transformar em novo carro elétrico
Esta imagem 'renderizada', publicada pelo site Carscoops, foi criada pelo designer Dejan Hristov como uma ideia do que poderá ser a reinvenção do Citroen 2CV para a era elétrica.
Citroen pegou num super clássico para transformar em novo carro elétrico
Imagem: Citroen

Informações divulgadas pelo site Carscoops indicam que a Citroën estará a reinventar o seu modelo 2CV para uma versão elétrica. A nova aposta surge como resposta às encomendas que o novo Renault 5 EV está a registar, por um lado, mas também ao sucesso de modelos de ‘baixo custo’ elétricos como o Dacia Spring.

O site cita uma ‘fonte sénior’ da Citroen para afirmar que o projeto está ainda num estágio inicial e que o lançamento deverá ocorrer apenas em 2028, a coincidir com o 80º aniversário do 2CV original.

Segundo a mesma fonte, o novo 2CV deverá usar a plataforma do novo e-C3, cujas vendas em França estão aquém das registadas pelo novo Renault 5 elétrico.

Citroen pegou num super clássico para transformar em novo carro elétrico
O Citroen 2CV reinventado poderá guardar alguns elementos estéticos das versões mais antigas, incluindo a linha curva que percorre o tejadilho até à traseira do veículo.
Imagem: Citroen

A Citroen espera que a utilização da plataforma Smart Car, da Stellantis, possa ser uma forte ajuda à reinvenção do 2CV elétrico de preço acessível, porventura mantendo elementos estéticos intemporais, como os faróis em forma de olho de inseto ou a linha curva que percorre o tejadilho até à traseira do veículo.

Pedro Alves
Pedro Alves
À paixão da escrita juntou a da Tecnologia e fez disso profissão durante duas décadas.