Cientistas inventam as lentes de contacto do futuro. Fazem zoom quando piscas os olhos!

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 1 min.

Com os grandes avanços tecnológicos alcançados ao longo dos últimos anos, tornasse cada vez mais complicado distinguir entre realidade e ficção científica. Prova disso, são as novas lentes de contacto desenvolvidas por cientistas da Universidade de Califórnia San Diego.

Estas lentes de contacto estão longe de serem semelhantes das tradicionais utilizadas por milhões de pessoas todos os dias. Isto porque conseguem, através de um simples piscar de olhos, fazer zoom!

Como funcionam estas lentes de contacto "inteligentes"

Ainda que toda a tecnologia e processo sejam extremamente complexos, existe uma explicação muito simplificada para percebermos exatamente como funcionam estas novas lentes de contacto.

Os cientistas utilizaram um procedimento chamado eletrooculografia, para conseguir medir os impulsos elétricos gerados pelos olhos quando realizam determinados movimentos. Desta forma, conseguiram obter resultados detalhados sobre o nível de impulso elétrico gerado quando olhas para a direita, para cima, para os lados e também quando piscas os olhos.

O passo final consistiu no desenvolvimento de uma lente biomimética, que reagia diretamente a este tipo de impulsos elétricos. No protótipo desenvolvido, a lente consegue reagir ao piscar de olhos (duas vezes), e realizar uma alteração na distância focal, fazendo zoom.

Quais serão as possíveis aplicações práticas destas lentes?

De momento, os cientistas publicaram apenas um documento onde explicam detalhadamente todo o seu projeto experimental, assim como os resultados obtidos. Não existindo ainda um propósito claro para esta nova criação, os cientistas salientaram uma característica importante destas lentes de contacto.

As suas funcionalidades poderão ser ativadas independentemente do utilizador ser capaz de ver, ou não. Mesmo para utilizadores invisuais, os movimentos dos olhos continuam a produzir os referidos impulsos elétricos. Portanto, algumas das suas aplicações poderão estar relacionadas com novas funcionalidades para utilizadores invisuais.

Editores 4gnews recomendam:

  • Esta app inovadora permite saber a qualidade da água em Lisboa
  • Sony está a desenvolver um "ar condicionado" para colocares debaixo da roupa
  • Google patenteia smartwatch capaz de reconhecer se está ou não a ser usado
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.