Cientistas desenvolvem protótipo de bateria dobrável (Vídeo)

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 2 min.

A tecnologia móvel está em constante evolução. Há uns anos os smartphones não passavam de utopias e nos dias de hoje temos super computadores no bolso. Um dos senão dos smartphones é a sua bateria, ou autonomia.

Neste momento temos processadores super rápidos, smartphones com 8GB de memória RAM e ecrãs curvos. Contudo, muitos amantes tecnológicos estão ansiosamente à espera do próximo passo.

Vê ainda: Aviate Launcher Android diz adeus à Google Play Store

Acredita-se que este passo possa vir a ser equipamentos dobráveis. Smartphones que de uma forma rápida ganham uma outra forma. A Samsung, ou até a Lenovo, estão alegadamente a trabalhar nesta tecnologia. Uma forma de deixar os terminais mais úteis e versáteis.

Uma bateria dobrável resolveria o problema de autonomia dos smartwatches

Se há uns anos tudo isto não passava de um sonho, cada vez mais o sonho está perto da realidade. Já temos ecrã dobráveis no mercado e a serem comercializados mesmo que em pouca escala.

Um dos problemas de um smartphone dobrável são os seus componentes. Não é propriamente simples criar uma motherboard flexível. Pior do que isso, é quase impossível neste momento termos uma bateria dobrável.

Todavia, este novo vídeo dá-nos esperança que aos poucos isto mude. Cientistas da Columbia University em Nova Iorque desenvolveram um protótipo de bateria que pode ser dobrado e não perderá qualidade ou no pior dos cenários, não explodirá.

A bateria tem o desenho idêntico às vértebras do ser humano. A bateria dobrável é dividida em vários setores ligados entre si mas independentes.

A bateria consegue neste momento albergar 85% da energia de uma bateria normal e no vídeo conseguimos ver a tecnologia a ser executada sem problemas.

Este tipo de bateria seria ouro sobre azul em smartwatches ou wearables. Visto que poderiam integrar a correria do gadget seria uma forma simples e prática de aumentar a autonomia dos produtos.

Ainda não há datas para ver produtos deste género no mercado, mas o vídeo dá-nos a entender que a tecnologia está a evoluir e não faltará muito até que tal aconteça.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Doogee: Marca Android traz soluções para smartphones com ecrã infinito

Xiaomi MIUI 10 – Smartphones que receberão a atualização Android

Huawei P20 Lite chegará com duas câmaras traseiras

Via

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.