Cientistas desenvolvem protótipo de bateria dobrável (Vídeo)

Filipe Alves

Cientistas desenvolvem um novo protótipo de bateria dobrável (Vídeo)A tecnologia móvel está em constante evolução. Há uns anos os smartphones não passavam de utopias e nos dias de hoje temos super computadores no bolso. Um dos senão dos smartphones é a sua bateria, ou autonomia.

Neste momento temos processadores super rápidos, smartphones com 8GB de memória RAM e ecrãs curvos. Contudo, muitos amantes tecnológicos estão ansiosamente à espera do próximo passo.

Vê ainda: Aviate Launcher Android diz adeus à Google Play Store

Acredita-se que este passo possa vir a ser equipamentos dobráveis. Smartphones que de uma forma rápida ganham uma outra forma. A Samsung, ou até a Lenovo, estão alegadamente a trabalhar nesta tecnologia. Uma forma de deixar os terminais mais úteis e versáteis.

Uma bateria dobrável resolveria o problema de autonomia dos smartwatches

Se há uns anos tudo isto não passava de um sonho, cada vez mais o sonho está perto da realidade. Já temos ecrã dobráveis no mercado e a serem comercializados mesmo que em pouca escala.

Um dos problemas de um smartphone dobrável são os seus componentes. Não é propriamente simples criar uma motherboard flexível. Pior do que isso, é quase impossível neste momento termos uma bateria dobrável.

Todavia, este novo vídeo dá-nos esperança que aos poucos isto mude. Cientistas da Columbia University em Nova Iorque desenvolveram um protótipo de bateria que pode ser dobrado e não perderá qualidade ou no pior dos cenários, não explodirá.

A bateria tem o desenho idêntico às vértebras do ser humano. A bateria dobrável é dividida em vários setores ligados entre si mas independentes.

A bateria consegue neste momento albergar 85% da energia de uma bateria normal e no vídeo conseguimos ver a tecnologia a ser executada sem problemas.

Este tipo de bateria seria ouro sobre azul em smartwatches ou wearables. Visto que poderiam integrar a correria do gadget seria uma forma simples e prática de aumentar a autonomia dos produtos.

Ainda não há datas para ver produtos deste género no mercado, mas o vídeo dá-nos a entender que a tecnologia está a evoluir e não faltará muito até que tal aconteça.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Doogee: Marca Android traz soluções para smartphones com ecrã infinito

Xiaomi MIUI 10 – Smartphones que receberão a atualização Android

Huawei P20 Lite chegará com duas câmaras traseiras

Fonte | Via

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.