Chuwi prepara-se para lançar novo portátil barato e bom, o CoreBook Xe

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A quem procura um novo computador portátil com boa relação preço / qualidade, particularmente bom no quesito gráfico, damos a conhecer o próximo produto da Chuwi. A marca chinesa custo-benefício está prestes a apresentar o seu novo CoreBook Xe.

O destaque vai para o uso da nova gráfica da Intel, a GPU Iris Xe Max, criada especificamente para computadores portáteis, de acordo com a arquitetura Xe-LP. Esta gráfica foi apresentada em outubro de 2020, começando agora a chegar ao mercado aplicada a computadores portáteis de nova geração. Entre eles, destacamos o próximo lançamento da Chuwi.

O novo portátil da Chuwi chega com a GPU Intel Iris Xe Max

Antes da sua apresentação podemos avançar as suas principais especificações técnicas. A quem estiver interessado num computador portátil com promissor desempenho gráfico e preço competitivo, pode ser uma boa compra em 2021.

Com efeito, todo o destaque vai para a nova GPU Intel Iris Xe Max, desenhada especificamente para portáteis. No entanto, há mais a revelar com o portátil da Chuwi a usar um processador Intel Core i5 de 10.ª geração, bastante eficiente e mais acessível.

A isto soma-se a presença de 8 GB de memória RAM e 256 GB ou 512 GB de armazenamento interno SSD expansível até 1 TB na lista de especificações técnicas. É, deste modo, um leque promissor para este computador portátil.

Especificações cativantes com processador Intel Core i5 de 10.ª geração

Importa frisar ainda o ecrã com tecnologia IPS e diagonal de 15,6″, com resolução Full-HD de 1920 x 1080 píxeis. A sua proporção é de 16:9. Por fim, no bezel ou aresta superior temos a sua câmara frontal, ao centro, para mediar as videochamadas.

Para os mais curiosos, ou ávidos consumidores de tecnologia e informática, a gráfica XE Max é superior à NVIDIA MX350 e ainda melhor que a atual MX450 de alto desempenho. Na prática, poderemos até jogar (alguns) jogos AAA neste novo portátil.

Vale ainda frisar o tratamento ou "faceamento" CNC dado à construção do computador que confere ao metal um toque mais suave e o torna mais difícil de sujar, algo particularmente útil num produto em que vamos tocar com grande frequência.

Atentando no processador do CoreBook XE estamos perante o chipset da 10.ª Geração, Intel i5-10210U com quatro núcleos e oito threads que pode ser alavancado até 4,2 GHz.

Estamos perante um computador portátil construído em metal, uma liga de alumínio com espessura de 12 mm e 1,78 kg de peso. O design geral é bastante discreto, com ângulos mais vincados nas suas laterais.

A sua bateria deverá ser capaz de proporcionar autonomia para um dia de bom trabalho - cerca de 6 horas, sobretudo na área de negócios e trabalho em escritório graças à célula energética de 90 Wh. Tem 65 W de potência de carregamento.

O computador portátil tem design elegante e construção metálica em alumínio

O computador Chuwi CoreBook Xe conta com altifalantes duplos integrados na sua estrutura, capazes de entregar um palco de som estéreo para criar um ambiente envolvente no consumo de conteúdos multomédia.

Destacamos ainda que o seu teclado é retroiluminado, acompanhando o touchpad de grandes dimensões, vindo abonar a produtividade que poderemos retirar do mesmo.

A lista de portas e conetividades inclui o jack de áudio de 3,5 mm, Bluetooth 4.2 e WiFi 2.4G/5G. Conta com uma porta USB do Tipo-C, duas portas USB 3.0, bem como uma porta USB 2.0. Temos também a porta HDMI, Ethernet Gigabit e slot para cartões.

Por fim, o CoreBook Xe será lançado no dia 20 de abril de 2021. Chegará ao mercado com o preço inicial de 500 euros.

Caso estejam a ponderar comprar um novo portátil, cupão de 100 $) e receber uma nova mala para transportar o computador.

Editores 4gnews recomendam:

  • Chuwi HiPad Plus: tablet barato com detalhes premium
  • China tem nova líder no mercado de smartphones e não é a OPPO ou Huawei
  • Xiaomi Mi Band 6 chega oficialmente a Portugal. Mas desilude num detalhe
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.