A Google está a testar uma nova funcionalidade que protege os detalhes do seu cartão de crédito, palavras-passe e outras informações sensíveis no Chrome quando partilha ou grava o seu ecrã no Android.
O Google Chrome não permite capturar nada quando é utilizado no modo de navegação anónima, no entanto, o mesmo não acontece nos separadores normais. Se estiver a gravar ou a partilhar o seu ecrã, também poderá estar a divulgar as suas palavras-passe, cartões de crédito e outros campos de preenchimento sensíveis.
A Google quer resolver este problema e está a testar um novo sinalizador experimental chamado “Reduzir conteúdo sensível durante a partilha de ecrã, gravação de ecrã e ações semelhantes”, conforme detetado pela primeira vez pelo investigador de browsers Leopeva64.
Uma atualização que visa a segurança dos seus utilizadores
“Quando ativada, se existirem campos de formulário sensíveis (tais como cartões de crédito, palavras-passe) na página, toda a área de conteúdo é editada durante a partilha de ecrã, gravação de ecrã e ações semelhantes. Esta funcionalidade estará incluída apenas no Android V ou superior”, referiu a Google na descrição da bandeira.
Embora a opção ainda não esteja disponível de momento, esta irá ocultar campos de formulário sensíveis presentes na página, cobrindo todo o ecrã quando outros têm o potencial de visualizar as informações.
Não se sabe quando é que a funcionalidade será implementada no Chrome para os dispositivos Android, no entanto, se estiver curioso, poderá experimentar a funcionalidade na plataforma de teste Chrome Canary, ao longo das próximas semanas.
Leo também detetou uma nova opção no Chrome Android - uma que permite fechar todos os separadores anónimos abertos através da página principal do navegador.