Chrome OS está agora mais integrado com a Google Assistant

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Embora com pouca expressão em Portugal, o Chrome OS é um dos sistemas operativos mais utilizados nos EUA. Trata-se do software desenhado pela Google para computadores e que agora está ainda mais ligado à Google Assistant.

Com a chegada da versão final do Chrome OS 72, este sistema operativo recebe o suporte para o Android Pie, bem como novidades para a sua Inteligência Artificial. Embora já presente neste sistema operativo, esta IA está agora disponível de forma nativa.

Disponível agora para uma maior variedade de equipamentos, a Google Assistant no Chrome OS está mais parecida com a experiência num smartphone. Com efeito, esta encontra-se agora presente bem no centro do ecrã do teu computador.

Google Assistant e Android Pie são as principais novidades do Chrome OS 72

Uma vez despoletada, a Google Assistant possui toda a panóplia de funcionalidades que poderás encontrar em qualquer outro equipamento. Por conseguinte, depois de aberta terás três opções ao teu dispor.

O que posso fazer por ti? O que está no meu ecrã? O que tenho no meu calendário? São estas as sugestões que encontrarás assim que abrires a Google Assistant. Todavia, podes sempre ignorá-las por completo e fazer a tua própria questão.

Para além disso, a nova versão do Chrome OS passou diretamente para a instância do Android Pie. Ignorando por completo o Oreo, agora a Play Store e respetivas aplicações são baseadas na mais recente versão do software.

Outras das novidades é o suporte nativo para o picture-in-picture. Até agora apenas disponível no Google Chrome, esta funcionalidade está agora nativa no Chrome OS. Isto significa que qualquer site com reprodução de vídeos poderá tirar partido desta função.

Por fim, mas não menos importante, temos algumas novidades a nível de segurança. Apelidada de USBGuard, esta funcionalidade irá prevenir a entrada de software malicioso por via das entradas USB.

Para tal, o Chrome OS passará a bloquear estas entradas quando não estiveres a utilizar o teu computador. A sua função será restaurada assim que te ligares novamente.

Estas são as principais novidades introduzidas com a chegada do Chrome OS 72. Caso queiras explorar mais a fundo o que de novo vem com esta versão, podes sempre dar um salto até à publicação 9to5 Google.

Editores 4gnews recomendam:

Google: Mais de 3 milhões de dólares pagos a quem encontrou falhas

Android: Esta falha bizarra pode comprometer o sistema!

Apple: Consumidores trocam cada vez menos de iPhone

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.