Carro voador Aridge: os atributos terrestres e aéreos
Enquanto Elon Musk revela que o carro voador da Tesla pode ser apresentado até ao final deste ano, a chinesa Aridge supera tudo e todos e acaba de fazer sair o seu primeiro carro voador da linha de produção em massa.
Ainda que esta linha de produção esteja já operacional, as unidades saídas daí funcionam ainda como veículos de teste. Agora o inovador veículo vai ser submetido a testes de voo para avaliar o desempenho e processos de fabrico.
Estando nesta fase adiantada sabemos já que o veículo Aridge conta com atributos distintos para a condução terrestre e para a área. Quando “ganha asas”, o modelo faz uso de seis rotores, dutos duplos e de pás de rotor em fibra de carbono. O condutor passa a ter uma cabine panorâmica de 270º para uma visão ampla e desimpedida.
O modelo Land Carrier, de seu nome, integra modos de voo manual e autónomo. No primeiro caso, pode ser conduzido através de um joystick que pode ser operado apenas com uma mão. Já o modo autónomo conta com planeamento inteligente de rotas, voo automático em rotas pré-definidas e assistência em aterragem.
Já em modo terrestre, o veículo apresenta uma configuração de três eixos e seis rodas. Em quatro destas últimas conta com tração enquanto nas rodas traseira conta com direção.
O veículo tem 5,5 metros de comprimento, 2 metros de largura e 2 metros de altura. Com estas dimensões pode ser estacionado nos mesmos locais que os veículos convencionais. De acordo com o site Carnewschina, para o conduzir apenas é necessária a carta de condução convencional.
Fábrica com capacidade para 10 mil unidades ao ano
Entretanto, a Aridge deu a conhecer a fábrica que produz o novo voador Land Carrier. Com uma área de aproximadamente 120 mil metros quadrados, esta linha de produção tem capacidade para entregar 10 mil unidades por ano.
E a marca chinesa não quer perder tempo. De acordo com as suas previsões, as primeiras entregas deste veículo híbrido terrestre-aéreo vão acontecer já no próximo ano. No entanto, a Aridge ainda não revelou qual será o preço e se logo após o lançamento, o modelo vai estar autorizado, pela via legal, a voar sob o trânsito.
