A Corporação de Ciência e Indústria Aeroespacial da China (CASIC), o maior fabricante de mísseis do país, está a desenvolver um comboio maglev hyperloop super-rápido capaz de atingir a velocidade de 1.000 km/h.
Para ter-se uma noção, o veículo seria capaz de realizar o trajeto de 320km entre Lisboa e Porto em 19,2 minutos aproximadamente. Para comparação, essa viagem hoje leva em torno de 3h30. E o futuro comboio TGV, que deve entrar em atividade em 2029, promete reduzir esse tempo para 1h15.
Como vai funcionar o comboio maglev hyperloop
Ainda em desenvolvimento, o comboio maglev hyperloop T-Flight promete ser mais rápido que a geração atual de aviões comerciais. Projetado e desenvolvido pela CASIC, o novo veículo já conseguiu alcançar velocidades superiores a 622 km/h durante a sua primeira fase de testes.
A conquista desta velocidade já quebrou o recorde anterior de velocidade maglev, que era de 603 km/h, estabelecido pelo comboio japonês da Série L0. Mas o objetivo é chegar aos 1.000 km/h.
Conforme reportou o Supercar Blondie, os comboios maglev não são um conceito novo. Modelos com esse tipo de tecnologia já são utilizados em países como China, Coreia do Sul e Japão. Através de um sistema de levitação magnética capaz de elevar o comboio do trilho e impulsioná-lo para frente.
Para ultrapassar a velocidade já alcançada pelos comboios maglev atuais, o maglev hyperloop leva essa tecnologia a um novo patamar ao operar dentro de um tubo de baixo vácuo para eliminar a resistência do ar.
Esses veículos são mais rápidos e mais silenciosos que os comboios tradicionais. Eles também são melhores para o meio ambiente, pois não produzem emissões diretas.
Elon Musk já tentou desenvolver um hyperloop
Algumas outras empresas já tentaram desenvolver um comboio maglev hyperloop. Uma delas foi a Hyperloop One, que trabalhou no mesmo conceito. Infelizmente, o projeto foi cancelado no ano passado por falta de financiamento.
Outro grande nome que já tentou desenvolver um comboio super rápido deste modelo foi Elon Musk, CEO da SpaceX e da Tesla. Segundo rumores, contudo, o projeto do bilionário também foi cancelado.
Na China, o comboio maglev hyperloop deve conectar as megacidades do país, fazendo trajetos como Xangai - Pequim em torno de 1h30. Atualmente, o percurso de comboio entre as duas cidades, de 1.069 km, é feito em 6h por comboios tradicionais ou em 4h30 por comboios de altas velocidades. A expetativa é de que o comboio hyperloop chinês revolucione a indústria do transporte.