A China é o país mais populoso do mundo, sendo também o maior mercado mundial de smartphones e dispositivos móveis. É a nação que acolhe algumas das maiores fabricantes do mercado mobile e tem agora uma nova líder neste setor mobile.
Os dados são avançados pela agência de análise de mercado Counterpoint Research mostram-nos as alterações face ao relatório anterior que entregava o primeiro lugar à OPPO. Contudo, agora é a Vivo quem domina o gigantesco mercado da China.
A Vivo ascende ao primeiro lugar no mercado da China
O barómetro da Counterporint Research debruça-se sobre a 11.ª semana do ano - de 8 a 14 de março - aportando-se ao volume de vendas de smartphones na China. Durante este período a Vivo arrecadou 24% de quota de mercado e firmou o 1.º lugar.
Em segundo lugar ficou a OPPO, agora com 21% de quota de mercado, bem próxima da nova líder. Já em terceiro lugar, a Huawei arrecadou 15% de quota de mercado, mostrando uma tendência de estabilização abaixo de ambas as rivais.
Ainda de acordo com a Counterpoint o novo pico da Vivo deveu-se sobretudo ao lançamento no mercado de novos modelos económicos, os Vivo Y3 e Vivo S9. Para a agência de análise de mercado este foi o fator decisivo para a ultrapassagem.
A batalha pelo mercado chinês disputa-se entre a Vivo, OPPO e Huawei
A par dos novos modelos custo/benefício, a Counterpoint cita como fatores importantes para o sucesso da Vivo a aposta na quinta geração de redes móveis. Este esforço para trazer a conetividade 5G a mais dos seus produtos ajudou a empresa a triunfar.
Aponta-se também um portefólio sólido para a Vivo entre os fatores que abonaram as suas vendas. Com a gama NEX e X a situar-se no topo com os seus flagships, com modelos S e Y, bem como a sub-marca iQOO a encarregar-se dos telefones de gama média e de entrada.
São várias linhas de produtos, a maioria das quais já apresenta o suporte para a quinta geração de redes móveis (5G).
Por fim, aponta-se a manutenção de um forte período para a OPPO, fabricante que destronou a Huawei no início de 2021 e deverá continuar a crescer. Por outro lado, a Huawei continua a atravessar um dos piores períodos neste mercado mobile fruto das sanções impostas pelos Estados Unidos da América.
Em síntese, seja a Vivo ou a OPPO, ambas as fabricantes estão a "roubar" a quota de mercado da Huawei. E, não nos esqueçamos da Xiaomi que, apesar de ter maior expressão fora da China, também tem reforçado a sua presença no respetivo mercado natal.
A China é atualmente "o mercado" a seguir, criando novas tendências e abrigando as principais marcas do setor.
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