
O mercado dos veículos elétricos continua a crescer, e a mais recente novidade vem da China. O Aion UT Super foi oficialmente apresentado como o novo carro compacto 100% elétrico, resultado de uma parceria entre o Grupo GAC, a CATL e a JD.com. Este modelo é vendido exclusivamente através da plataforma online da JD.com e promete revolucionar o conceito de mobilidade acessível e inteligente.
O valor é extremamente apelativo. Os utilizadores têm duas opções: uma em que terão de alugar a bateria mensalmente (o custo do veículo é de cinco mil euros + 50 euros de aluguer da bateria) ou adquirir o veículo + bateria. Neste caso, o valor ronda os 10 mil euros.
Visualmente, o novo UT Super mantém a silhueta do Aion UT 2020, com carroçaria hatchback e um design jovem e aerodinâmico. A dianteira exibe faróis LED em formato de quatro pontos e entradas de ar diagonais que reforçam o aspeto desportivo. O modelo chega em duas cores: Roxo Monet e Bege Champs-Élysées.
Aion UT Super tem 500 km de autonomia
Tem 4.2 metros de comprimento, por 1.8 de largura e 1.57 de altura. A distância entre eixos é de 2.7 metros, o que significa que é espaçoso.
No habitáculo, o Aion UT Super aposta num ambiente minimalista e tecnológico. Conta ainda com um painel digital de 8,8 polegadas e um ecrã central de 14,6 polegadas. O sistema Huawei Cloud integra comandos de voz por IA e ligação com HarmonyOS, Apple e Android, oferecendo uma experiência fluida e conectada.
Outro ponto de destaque é que os bancos dianteiros reclinam a 180 graus. Além disso, tem sensores de estacionamento, câmara panorâmica 540º e sistema de áudio com seis altifalantes.
O Aion UT Super chega com um motor elétrico de 100 kW (134 cv). No que diz respeito à autonomia, são cerca de 500 km no ciclo CLTC graças à bateria CATL LFP.
Porém, o grande destaque vai para a tecnologia de ponta que permite trocar a bateria em menos de dois minutos.
