China já está a testar drones de carga e táxis aéreos

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
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A China está a estabelecer novos marcos para a economia de baixa altitude em expansão no país. No último fim de semana, o seu maior drone de carga até ao momento, com capacidade de carga de 2 toneladas, fez o seu voo inaugural.

Além disso, o país também começou a testar um helicóptero-táxi numa rota de 100 km para Xangai, que deve ser inaugurada em breve.

Cada vez mais empresas chinesas investem em drones de carga

drone de carga
Drone de carga da empresa Phoenix Wings (Imagem: Divulgação / Phoenix Wings)

Já reconhecida como a principal nação fabricante de drones do mundo, a China tem visto várias empresas a testar modelos com capacidade para cargas úteis cada vez maiores. Segundo especialistas da indústria chinesa, drones de carga podem cumprir prazos de entrega mais curtos ao mesmo tempo que exigem custos de transporte mais baixos.

Além disso, a sua utilização amplia as entregas para locais sem instalações de aviação convencionais, como espaços em telhados de cidades densamente construídas. Com o regulador de aviação chinês a prever uma indústria de 2 biliões de yuans (cerca de 250 mil milhões de euros) até 2030, a China reduz as restrições do espaço aéreo e concede incentivos para construir uma economia de baixa altitude.

Exemplo deste movimento, a empresa de drones de carga Phoenix Wings, parte da gigante de entregas SF Express, começou a entregar frutas frescas da província insular de Hainan para o sul de Guangdong, em maio. O transporte foi feito pelo drone Fengzhou-90, desenvolvidos pela SF, uma unidade da SF Holding.

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Um dos drones de carga da empresa Sichuan Tengden Sci-tech Innovation Co. (Imagem: Divulgação / Sichuan Tengden Sci-tech Innovation Co.)

Já em junho, a principal empresa aeroespacial da China, a estatal Aviation Industry Corp of China (AVIC), também inaugurou um drone de carga. Com capacidade para 700 kg, o drone HH-100 tem um raio de voo de 520 km. A AVIC já planeia testar o seu maior drone de carga, o TP2000, no próximo ano. Este modelo tem capacidade para transportar até 2 toneladas e voar 4x mais longe que o HH-100.

Agora a Sichuan Tengden Sci-tech Innovation Co., financiada pelo estado, desenvolveu o drone de carga bimotor que descolou da província de Sichuan, no sudoeste do país, no último domingo (11 agosto). O seu voo inaugural durou cerca de 20 minutos, conforme informou a agência estatal (via Reuters). O drone tem uma envergadura de 16,1 m e altura de 4,6 m e capacidade de 2 toneladas.

Também cresce o investimento em serviços de táxis aéreos

A primeira certificação de produção para um drone de transporte de passageiros na China foi concedida pelas autoridades de aviação do país em abril, para a fabricante de veículos aéreos não tripulados (VANT) EHang Holdings.

No último sábado (10 agosto), a Shanghai NewSky Heli Co testou o seu helicóptero comercial tripulado de passageiros, pela primeira vez. Com preços de viagens de ida até 1.800 yuans (cerca de 230 €), a empresa pretende reduzir drasticamente o tempo de viagem entre as cidades chinesas. A nova rota abre a 18 de agosto com a estimativa de ter até 30.000 passageiros por ano.

Num relatório deste ano, o governo chinês identificou a economia de baixa altitude como um novo motor de crescimento, pela primeira vez. Nesta nova análise, a mobilidade vertical foi vista como uma "nova força produtiva" em áreas como transporte de passageiros e cargas.

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades do mundo.