China instala aplicações para espiar smartphones Android dos turistas

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 2 min.

A medida está a acontecer em certas fronteiras na zona de Xinjiang, na China. O policiamento dessas zonas fronteiriças está a instalar secretamente aplicações de spyware (espionagem) nos smartphones Android de turistas que entram no país. A notícia surge de uma investigação de meios como o The New York Times ou o The Guardian.

Segundo as informações, os agentes fronteiriços pedem aos turistas para lhes entregarem os seus telemóveis e respetivas palavras-passe antes de entrarem no país. Os relatos atestam que os agentes desaparecem por momentos com os dispositivos para assim acederem a estes.

O que fazem consoante o sistema operativo

Nos iPhones, aparentemente ligam-nos apenas a uma máquina para visualizar o seu conteúdo. Nos smartphones Android, instalam mesmo uma aplicação de spyware, com o objetivo de examinar o smartphone e retirar dados.

A aplicação em questão chama-se BXAQ ou Fēng cǎi. Consegue aceder aos contactos, mensagens de texto, histórico de chamadas e calendário. Além disso, ainda consegue saber que aplicações estão no telefone e se existem vários utilizadores nas respetivas aplicações.

App foi descoberta depois de certos agentes se esquecerem de a apagar dos dispositivos

Segundo as fontes, os dados são posteriormente descarregados para um servidor. Depois da inspeção feita, é suposto que os agentes apaguem a aplicação. O problema é que ter-se-ão esquecido de o fazer em algumas ocasiões, o que terá levado a esta descoberta.

O grande objetivo da aplicação é encontrar conteúdo extremista, já que a zona de Xinjiang é casa de um grande número de minorias étnicas. Esta prática foi notada recentemente por turistas que atravessaram a fronteira da China através do Quirguistão.

Câmaras de vigilância são uma constante na zona de Xinjiang
Crédito: Greg Baker/Agence France-Presse

Em nenhuma altura é referido aos turistas o que é feito aos dispositivos. A investigação desenvolvida pelos vários de meios de comunicação tentou chegar à fala com as autoridades chinesas para um comentário sobre o assunto. No entanto, estas não responderam até agora.

Editores 4gnews recomendam:

  • Huawei ainda está a aguardar resposta dos Estados Unidos em relação ao Android
  • CUIDADO: Nova burla diz que ganhas um smartphone da MEO por 1€
  • Xiaomi Yeelight lança uma fita de LED que vais querer ter!
Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.