Na China, a Huawei é a que mais vende e a Apple quem mais lucra

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 2 min.

A Huawei tem dominado o mercado asiático a par da OPPO e Vivo. As outras duas marcas podem não ter o mesmo impacto de uma Huawei, Apple ou Samsung na Europa, contudo, são as que mais vendem no maior mercado do mundo.

Na publicação dos analistas da "Sino", foi referido os relatórios de contas do primeiro trimestre de 2018. Lembro que estes resultados, embora se aproximem quase sempre da realidade, são meramente especulativos. Os relatórios de contas oficiais chegam quase sempre dois meses depois do trimestre terminar.

Vê ainda: LG G7 ThinQ chega dia 2 de maio com ecrã ‘FullView’

Eu sei que o mercado Chinês pouco nos afeta diretamente, contudo, é bom mercado para perceber os avanços tecnológicos das empresas. A China é, para além do maior mercado do mundo, o mercado que mais consome. É inacreditável a sede tecnológica dos chineses.

A Apple, por exemplo, tem passado um mau bocado na China. Enquanto que no resto do mundo a empresa está constantemente no Top 3, na China a história não é a mesma.

Na China, Huawei é lider e Samsung insignificante

A Samsung também é outro bom exemplo. Os chineses preferem comprar os terminais de empresas do seu país do que da marca sul-coreana. Aliás, a Samsung tem um impacto mesmo muito pequeno no País. Para teres uma ideia, está atrás de marcas como a Meizu e Gionee.

Neste relatória a Sino decidiu dividir a Huawei e Honor. Teoricamente poderíamos fazer isso, contudo, de forma a manter o mesmo padrão para análises futuras falaremos da Huawei e Honor como se de uma empresa se tratasse. Isto porque todas as agencias de análises (tipo IDC) também o fazem.

De acordo com os dados dos analistas, a Huawei (e Honor) venderam um total de 28.42 milhões de smartphones. A Oppo chega atrás com 18.52 e a Vivo em terceiro com 17.34 milhões. A Apple encaixa-se no quarto lugar com 16.80 milhões de unidades.

Tens agora noção porque é que o mercado Chinês é importante na tecnologia móvel? Só os primeiros 3 principais vendedores em 3 meses venderam 64 milhões de smartphones. Seis vezes mais que a população portuguesa. Inacreditável

A Xiaomi está em quinto lugar na tabela com mais de 12 milhões de smartphones e a Samsung em nono com "apenas" 2.14 milhões de unidades vendidas.

A Apple é que mais lucra

A Huawei está a liderar nos smartphones vendidos, porém, a Apple é a empresa que mais dinheiro tira à população chinesa. Não é totalmente estranho, os preços dos iPhone estão de longe dos mais baratos. O preço de 1179€ para o iPhone X é o exemplo disso mesmo.

Em apenas 3 meses a Apple faturou na China quase 1000 milhões de Euros (gráfico informa 9 mil milhões de Yuan). A Huawei ficou-se pelos 700 milhões. Ficou-se, salvo seja...

Embora a Huawei mereça destaque pela positiva, tenho também de admitir que a vejo relevância na inteligência da Apple. "Se não vende mais do que eles, pelo menos certifica-te que ganhas mais."

Assuntos relevantes na 4gnews:

Apple: iOS 12 pode chegar ao iPhone 5S já com 5 anos!

OnePlus 6 será apresentado no dia 21 de maio – Rumor

Xiaomi Mi 6X revelado em 2 novos vídeos ‘hands-on’ na Internet

Via

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.