Chegou o Samsung Galaxy S10e! O verdadeiro concorrente ao iPhone Xr

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 3 min.

Já há muito que se falava que o Samsung Galaxy S10e iria ser o concorrente ao iPhone Xr, porém, só hoje é que temos a certeza absoluta que essa é a jogada.

Ainda que analistas indiquem que o iPhone Xr não é o smartphone mais popular da Apple, Tim Cook discordou indicando que este sim, é um dos telemóveis que mais se venderam num curto espaço de tempo. Ou seja, música para os ouvidos da Samsung.

O Samsung Galaxy S10e dá-nos uma ideologia idêntica ao iPhone Xr. Ou seja, não temos todas as características dos topos de gama, contudo, temos especificações flagship por um preço mais competitivo.

iPhone Xr tem agora um concorrente à altura com o Samsung Galaxy S10e

O novo telemóvel conta com um ecrã Super AMOLED com 5.8" polegadas e resolução FullHD+. Este tipo de resolução já não é muito habitual num smartphone topo de gama da empresa sul-coreana. Porém, é aqui que vemos porque é que o telemóvel tem um preço mais vantajoso.

O ecrã também não é curvo. Ainda que o público se tenha habituado ao ecrã curvo, continuo a ser daqueles que prefere um ecrã sem curvas. Ou seja, até gostei de saber que este assim o traria.

Ademais, as especificações internas não fogem muito dos topos de gama. Temos o processador Exynos 9820 (Snapdragon 855), temos 6GB de memória RAM, 128GB de armazenamento interno e possibilidade de expansão via MicroSD.

As câmaras são um ponto menos forte no Samsung Galaxy S10e

Tal como o ecrã, as câmaras são também um ponto onde a Samsung poupou uns trocos. O Samsung Galaxy S10e dá-nos uma dupla câmara traseira. Ou seja, menos um sensor que o S10 e S10 Plus.

Temos um sensor com 12MP e abertura variável de f/1.5 a f/2.4 e uma grande angular de 16MP com abertura f/2.2. Isto significa que o S10e também poderá tirar fotografias de grupo sem que para isso tenhas de caminhar 40 passos para trás. A abertura variável dar-nos-á também mais qualidade na fotografia a nível noturno e diurno. Vimos isso pela primeira vez no S9+.

A câmara frontal de 10MP fica situada no canto do smartphone que não tem notches. Apenas um pequeno buraco para o sensor fotográfico.

Especificações do Samsung Galaxy S10e

  • Ecrã: 5.8″ polegadas Super AMOLED
  • Resolução: 1080 x 2280 pixels FHD+
  • Processador: Exynos 9820 / Qualcomm Snapdragon 855
  • Memória interna: 128GB / 256GB
  • Memória RAM: 6GB / 8GB
  • Expansão de memória: Sim, MicroSD até 512GB
  • Câmaras traseiras: 12MP + 16MP (Ultra grande angular)
  • Câmara frontal: 10MP
  • Bateria: 3100 mAh
  • Sistema: OneUI, Android Pie 9.0
  • Extras: Carregamento sem fios, sensor biométrico na lateral

Um sensor biométrico que podia ser melhor!

É uma pena apenas que o Samsung Galaxy S10e não nos ofereça sensor biométrico no ecrã. O smartphone optou por trazer o sensor na lateral do dispositivo. Compreendo que a ideia é poupar custos, porém, não ficaria triste se tivesse a tecnologia no ecrã com sensores de luz. Ou seja, em vez de utilizar a tecnologia do S10 (ultrasónico), podia utilizar a tecnologia de um Mate 20, OnePlus 7 ou até Xiaomi Mi 8EE (com luz).

Contudo, tal não aconteceu. Embora não ame o local em que o sensor biométrico está situado, não me parece que esse seja um "deal breaker" na altura da compra do smartphone.

Preço do Samsung Galaxy S10e

O Samsung Galaxy S10e terá, obviamente, um preço mais competitivo que os seus dois irmãos. Este smartphone chegou para competir com o iPhone Xr, assim sendo, podemos esperar também um preço mais apelativo.

O novo smartphone chegará ao mercado por 779€, um preço seriamente interessante para o smartphone em si. Principalmente devido às especificações internas. Por muito que possas comprar online por um preço mais vantajoso, há certas alturas que preferimos confiar numa marca conhecida e que vende em loja física.

Editores 4gnews recomendam:

Samsung Galaxy S10 Plus é o smartphone que sempre desejamos

Todas as especificações de todos os Samsung Galaxy S10

Samsung Galaxy S10 e variantes revelados oficialmente!

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.