Chegou o Android 12L há muito desejado pelos utilizadores de tablets

Mónica Marques
Comentar

A Google acaba de anunciar o Android 12L, especificamente desenvolvimento para ecrãs maiores, para responder aos pedidos dos muitos utilizadores.

A nova interface de utilizador traz muitas novidades, onde se incluem uma barra de pesquisa e ativação automática das aplicações para modo de ecrã dividido.

Android 12L aproveita espaço extra dos ecrãs para melhorar a experiência de utilizador

Android 12L

Há muito tempo que os utilizadores de ecrãs maiores, como tablets, pediam à Google que o sistema operativo Android tivesse uma versão que se adaptasse a um maior número de polegadas. E eis que a Google responde aos pedidos com o novo Android 12L.

O anúncio foi feito pela própria Google, no seu blog, que adianta que o Android 12L estará disponível no início do próximo ano e que o primeiro equipamento a tê-lo será o Lenovo Tab P12 Pro. O sistema operativo foi especialmente concebido para melhorar a experiência de utilizador em tablets, equipamentos ChromeOS e smartphones dobráveis.

De acordo com a gigante tecnológica, o novo Android 12L aproveita o espaço extra dos ecrãs maiores para melhorar a experiência do utilizador. Nesse sentido, inclui uma nova barra de tarefas que permite alternar, de forma instântanea, entre as aplicações mais utilizadas. A partir de agora, os utilizadores apenas têm de arrastar e soltar a aplicação da barra de tarefas para esta ser lançada em modo de ecrã dividido.

Android 12L: aplicações entram automaticamente em modo de ecrã dividido

Android 12L_1

Esclarece a Google que "para melhorar a experiência de ecrã dividido no Android 12L, estamos a capacitar todas as aplicações para entrarem de forma automática em modo de ecrã dividido, independentemente de estas serem redimensionáveis".

Mas há mais novidades. O Android 12L inclui uma barra de pesquisa do Google no topo, um ecrã de bloqueio de duas colunas, uma interface de painel duplo para o menu de configurações e uma interface renovada que mostra a aplicação atual em modo ecrã quase total, enquanto as outras aplicações estão com dimensões mais reduzidas. Tudo para melhorar a experiência para os utilizadores de ecrãs maiores.

A Google não se esqueceu dos programadores e, por isso, o Android 12L traz consigo um conjunto de novas APIs, onde se inclui uma em específico que torna as aplicações "sensíveis" à dobradiça dos smartphones dobráveis. A gigante tecnológica está também a pedir aos fabricantes de aplicações que criem conteúdos para o Android 12L, tendo em conta os vários tamanhos de ecrãs disponíveis.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Como jornalista de tecnologia assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech ao longo de mais de 20 anos de carreira.