Chegou o Android 11 para desenvolvedores! O que significa isto?

Filipe Alves
Comentar

O Android 11 foi lançado de forma oficial pela Google para os seus desenvolvedores. Ou seja, temos um sistema operativo ainda muito "cru" e a trabalhar para nos dar a qualidade que estamos habituados.

Normalmente a Google revela o Android 11 na sua conferência Google I/O. O mesmo acontecerá este ano, contudo, antes disso, os desenvolvedores tem acesso ao "Developer Preview" que podem instalar nos seus smartphones de forma a tornar as suas aplicações compatíveis com o nosso sistema operativo.

Qualquer pessoa pode instalar o Android 11 da Google

Android 11 Google

Ainda que seja uma "Preview" para desenvolvedores, qualquer utilizador do Google Pixel 2 e acima poderá instalar o novo sistema operativo no seu smartphone.

Precisa de um pouco de conhecimento na matéria e o novo sistema está pronto a ser utilizado (Download da Preview aqui). Contudo, nem todas as pessoas o deveriam fazer.

Os perigos de instalar o novo Android 11 agora

Para desenvolvedores é importante ter esta nova versão de forma a trabalhar nas suas Apps. Porém, os "comuns mortais" não devem instalar a nova versão do sistema Android.

Isto porque a nova versão está repleta de bugs e falhas no sistema que vão estragar a utilização do smartphone. Isto é, se usas o equipamento como smartphone diário, foge a sete pés da nova preview e espera que a maior parte dos bugs seja resolvido até que a instales no teu equipamento.

Quando chegará a versão pública do Android 11

Espera-se que depois da Google I/O em maio a Google revele o novo sistema para "beta público". Ou seja, uma versão que continua a apresentar falhas, mas que está mais preparada para a utilização diária.

Quais serão os primeiros fabricantes a receber o Android 11 nos seus smartphones

Ainda não há nada em concreto, porém, se olharmos para o que se passou nos anos anteriores, deveremos ter alguns dispositivos preparados para receber a primeira beta do sistema.

  • Google
  • OnePlus
  • Xiaomi
  • Nokia
  • Samsung

De referir que só alguns equipamentos dessas marcas é que receberão o novo Android 11. Como referi, ainda é cedo para garantir quais são esses smartphones.

Editores 4gnews recomendam:

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.