A IKEA Preowned, o primeiro marketplace da marca dedicado à compra e venda de produtos em segunda mão, chegou a Portugal. A plataforma permite que qualquer pessoa venda ou compre mobiliário e artigos IKEA usados de forma simples e segura.
Como funciona o IKEA Preowned?
A plataforma é gratuita e exclusiva para membros IKEA Family, oferecendo diversas funcionalidades para tornar a experiência de compra e venda mais conveniente:
- Recomendação automática de preços, ajustável por quem vende o item.
- Fotografias profissionais e medidas exatas de cada produto.
- Descrições detalhadas, guias de montagem e instruções de manutenção incluídos nos anúncios.
- Bónus de 15% para quem optar por receber o valor da venda em cartão reembolso IKEA.
Todo o processo para vender ou comprar mobiliário IKEA de segunda mão será realizado diretamente na página da IKEA Preowned.
10% do mobiliário vendido e comprado em segunda mão em Portugal já é IKEA
Segundo o Second Hand Furnishing Market Size Study – Statista +, atualmente, cerca de 10% do mercado de mobiliário já é transacionado em segunda mão e 52% dos consumidores afirmam comprar este tipo de artigos com frequência, seja para poupar dinheiro ou para prolongar a vida útil dos produtos.
Alinhando-se com a crescente tendência global da economia circular, a IKEA já havia desenvolvido projetos-piloto da IKEA Preowned bem-sucedidos na Noruega e em Espanha. Agora, a marca aposta em Portugal.
E o mercado português, assim como a própria IKEA, já não são estranhos a esta venda de segunda mão no país. Segundo Maria João Franco, Digital Portfolio & Deployment Leader da IKEA Portugal, mais de 10% do mobiliário vendido e comprado em segunda mão em Portugal já é IKEA.
"Com a IKEA preowned, estamos a proporcionar aos nossos clientes uma plataforma ágil, intuitiva e segura, que permite não só aceder aos nossos produtos a um preço ainda mais acessível, como prolongar o seu ciclo de vida”, explica.
Os primeiros testes foram positivos
Antes do lançamento, a IKEA testou a plataforma internamente com os seus colaboradores, que listaram os seus próprios produtos para venda. O feedback foi positivo, reforçando a expetativa de que a adesão do público português seja forte nas próximas semanas.
Para Mercedes Gutierrez, New Business & Innovation Area Manager da IKEA a nível global, o crescente interesse por mobiliário em segunda mão e a procura por soluções de habitação acessíveis refletem uma mudança significativa no comportamento do consumidor, na forma como as pessoas mobilam as suas casas.
"Entramos em Portugal com muito otimismo e pretendemos tornar as compras de segunda mão mais acessíveis, fluídas e integradas na nossa experiência do cliente", afirmou Gutierrez.
Não percas a promoção de hoje!