A apresentação do novo Apple Watch Series 4 durante o evento de ontem acabou por causar sentimentos mistos, dependendo de quem se pergunta. Enquanto que os fãs da Apple ficaram em total êxtase com todas as novas funcionalidades, a Fitbit acabou por sair bastante afetada.
Logo após a apresentação, os indícios surgiram de imediato. A empresa acabou por perder 7% nas suas ações, revelando que os seu accionistas não gostaram de ver chegar um concorrente tão forte como o novo Apple Watch.
Vê ainda: Apple Watch series 4 revelado de forma oficial! Eis as novidades
É verdade que se apresenta com funcionalidades inovadoras, especialmente no segmento de saúde. Permitindo ao utilizador realizar um eletrocardiograma, ou até perceber quando acontece um acidente e chamar o 112.
A Fitbit já tem uma longa história no que respeita às suas funcionalidades de saúde. Colocando também à disposição dos seus utilizadores funcionalidades extremamente úteis. No entanto, parece que as novidades do Apple Watch foram demasiado inovadoras.
Será que a Fitbit devia preocupar-se assim tanto com o Apple Watch?
Ainda no mês passado a empresa apresentou o seu mais recente smartwatch, Charge 3, que trouxe também várias novas funcionalidades relacionadas com a área da saúde. No entanto, não consegue nem de perto chegar às capacidades do novo smartwatch da empresa de Cupertino.
Ainda assim, será que a Fitbit deveria preocupar-se assim tanto com o Apple Watch? Na minha opinião, a resposta é bastante simples, não!
O Apple Watch tem um "ponto negativo" que muito dificilmente irá desaparecer. É apenas compatível com iPhone. Por outro lado, os smartwatches da Fitbit são compatíveis tanto com iOS como Android.
Por isso mesmo, ainda que o novo relógio da "maça" seja superior, nunca irá conseguir atacar o gigante mercado dos smartphones Android. Assim, independentemente do que a empresa de Tim Cook traga para o mercado, não vai conseguir "roubar" o mercado Android à Fitbit.
Este não é apenas um pequeno detalhe, especialmente se considerarmos que cerca de 80% dos smartphones a nível global correm o sistema operativo Android. Ainda que tenha de enfrentar a concorrência de uma grande variedade de fabricantes chinesas. A Fitbit vai sempre continuar a ser uma marca de renome.
Editores 4gnews recomendam:
Apple Watch pode tornar-se tão importante quanto o iPhone
Huawei continuará a apostar no mercado dos smartwatches
ZTE Nubia-A quer revolucionar o mundo dos smartwatches
Via